Encontro Brasil-Alemanha discute tecnologias de manufatura e automação

De hoje a quinta-feira, ocorre,  UFRGS, o 7º Encontro Anual do Bragecrim (Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia da Manufatura e Automação), com objetivo de apoiar e financiar projetos conjuntos de pesquisa entre grupos dos dois países

Alunos de mestrado e doutorado, docentes e pesquisadores das áreas de Engenharia e Informática estão reunidos nesta terça e quarta-feiras, dias 13 e 14, participando do 7º Encontro Anual do Bragecrim ( Programa de Cooperação Internacional entre Brasil e Alemanha) nas áreas de Sistema de Automação Industrial e Tecnologia da Manufatura. O evento ocorre Instituto de Informática da UFRGS, com visita de campo ao polo metal-mecânico da região de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

Realizados de forma intercalada no Brasil e na Alemanha, os eventos têm objetivo de apresentar resultados dos projetos em andamento, além de planejar próximas etapas do programa, que tem financiamento da Capes e da DFG (Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa).

A abertura oficial do encontro teve as presenças do reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto; do coordenador acadêmico do Programa Bragecrim na Alemanha, Tilo Pfeifer; do cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann; da diretora da DFG para a América Latina, Kathrin Winkler; da coordenadora do Programa de Internacionalização da Capes, Amanda Olimpio; e do coordenador acadêmico do Bragecrim no Brasil, o professor da UFRGS Carlos Eduardo Pereira.

Ao desejar boas-vindas aos participantes, o Reitor disse que a UFRGS está honrada em receber o encontro pela primeira vez, além de destacar a tradição da Universidade em participar de programas de intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores com instituições alemãs, bem como manter acordos de dupla diplomação com o país europeu.

Palestrantes – Dentre os palestrantes do encontro, estão Sergio Guerreiro, diretor-presidente da empresa Thyssen Krupp Brasil (filial empresa da empresa Thyssen da Alemanha), que falará sobre aplicações industriais de soluções com uso de "bio-inspirados"; e o professor Jorge Guimaraes, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial e Inovação (EMBRAPII), que apresentará as ações em desenvolvimento pela Embrapii, cujo papel é auxiliar  empresas brasileiras a desenvolverem novos produtos e processos inovadores. Uma das unidades da EMBRAPII no RS fica no Laboratório de Metalurgia Física (LAMEF) da Escola de Engenharia

Case gaúcho - Contando com palestras, mesas-redondas e sessão interativa de pôsteres, o evento apresentará um case gaúcho da empresa gaúcha Coester, de desenvolvimento de um sistema computacional para manutenção inteligente, que foi incorporado aos atuadores elétricos de válvulas da empresa e que permite ao próprio sistema antecipar possíveis falhas.

Mais destaques da programação - Em parceria com a FIERGS e com o SENAI-RS, será realizado ainda no final da tarde de amanhã o evento¨Indústria 4.0¨, que contará com  palestra do Dr.  Reinhard Freudenberg, da Universidade de Aachen na Alemanha, mostrando resultados do Programa, coordenado pelo Governo Alemão para modernização e aumento de competitividade de um parque industrial já consolidado como um dos principais do mundo. Também ocorrerão palestras de representantes da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) sobre ações desenvolvidas pelo ministério visando à implementação da Indústria 4.0 no Brasil.

Bragecrim na UFRGS - Na Universidade, a participação no Programa Bragecrim envolve pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), do Grupo de Controle, Automação e Robótica (GCAR), do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica, de Materiais (PPG3M), e do Laboratório de Transformação Mecânico (LdTM). Ao longo dos anos, a cooperação tem proporcionado dissertações de mestrado e teses de doutorado elaboradas no âmbito do Programa, incluindo estágios dos alunos de PG da UFRGS nos grupos parceiros da Alemanha.

Resultados – A participação da UFRGS no Programa Bragecrim já trouxe como resultados o desenvolvimento de novas técnicas de conformação mecânica de chapas, com aplicação, por exemplo, na indústria automotiva, bem como o desenvolvimento de sistemas de manutenção inteligentes desenvolvidos para aplicações na área do petróleo e gás.

Fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/encontro-brasil-alemanha-sobre-tecnologias-de-manufatura-e-automacao-acontece-na-ufrgs/