Notícia

Presidente do CREA-RS participa de abertura de painel sobre potencial do carvão


Eng. Melvis explana sobre a importância da extração para economia gaúcha. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, participou na tarde de ontem (08) do Painel da Engenharia: Uso do carvão mineral gaúcho no desenvolvimento sustentável do Estado, realizado pelo Sindicato dos Engenheiros (Senge-RS). Em sua fala, Melvis destacou a importância destes debates para o Rio Grande do Sul. “Painéis como estes são muito importantes, pois nossos profissionais necessitam debater essas temáticas que são primordiais para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil e na maioria das vezes não são debatidos com os dados técnicos necessários”, concluiu.

Também estavam presentes no evento, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS, Ana Pellini, o diretor de Energias Alternativas da Secretaria de Minas e Energia, Carlos Augusto Almeida, o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Leonardo Gaffrée Dias, o superintendente regional do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Bizzaro César, e o superintendente regional da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), José Leonardo Silva Andreotti.

O gerente regional da Usina Termelétrica de Charqueadas, o engenheiro mecânico Renato Schimitd Barbosa iniciou o evento apresentando o case do projeto de implantação da Usina Termelétrica Pampa Sul, empreendimento da Tractebel Energia em Candiota. Barbosa é especialista em Gestão da Qualidade (ULBRA) e em Engenharia de Produção (UFRGS), cursou MBA em Gestão Empresarial (FGV) e participou de vários cursos no País e no exterior sobre o tema carvão. Acesse o conteúdo da palestra.

Na sequência, o gerente de Desenvolvimento da Usina Termelétrica Sul Catarinense (Usitesc), engenheiro químico José Carlos Cunha, apresentou o painel sobre tecnologias limpas para a geração de energia elétrica a partir do carvão mineral. Cunha já atuou na CIENTEC, onde esteve à frente da gerência do programa de projetos para carvão mineral e também desenvolveu tecnologias para combustão e gaseificação; gerenciou os departamentos de Engenharia Térmica e Planejamento da Expansão na Eletrosul; e desenvolveu novos negócios em geração térmica, gás natural, carvão mineral, lixo urbano e biomassa na Tractebel Energia. Acesse o conteúdo da palestra.

O Engenheiro Químico Guilherme de Souza abordou a cadeia carboquímica como alternativa para valorização do carvão mineral da região sul do Brasil. Mestre e doutor em Engenharia Química (UFRGS), realizou estágio de pesquisa na Université Lille I - Sciences et Technologies – França entre 2012 e 2013. Atualmente é pesquisador e gerente do Departamento de Engenharia de Processos da CIENTEC. Acesse o conteúdo da palestra.

Por fim, o engenheiro Bruno Flores encerrou os painéis abordando a questão do carvão nacional no setor siderúrgico. Mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Flores atuou principalmente nos temas vinculados a carvão mineral, carvão vegetal, coque, coqueificação, textura óptica de coques, briquetagem de resíduos ferrosos, autorredução e outros temas ligados a siderurgia. Acesse o conteúdo da palestra.

Informações SENGE-RS

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: