Notícia

Aprovação da Carta de Bento Gonçalves encerra XV EESEC


Em torno de 150 profissionais participaram do encontro . Créditos: Arquivo CREA-RS

Com uma intensa programação, com palestras técnicas que abordaram o cenário econômico nacional e estadual, mudanças na legislação relativa aos repasses às entidades de classe (EC), e os desafios futuros das ECs, além das eleições para a nova coordenação estadual do Colégio de Entidades Regionais (CDER-RS), terminou no último sábado (03), em Bento Gonçalves, o XV Encontro Estadual de Entidades de Classe do CREA-RS (EESEC), que reuniu cerca de 150 representantes das 70 entidades de classe registradas no Conselho, entre os dias 01 e 03. Com o tema “O Futuro das Entidades e Classe”, os participantes tiveram oportunidade de refletir sobre o papel das agremiações de profissionais para enfrentar os desafios que a crise institucional e econômica pela qual o País passa. A capacidade de mobilização das entidades de classe para o fortalecimento das profissões da área tecnológica também foi foco constante do encontro.     

Confira as fotos do evento. 

Na plenária final, na manhã de sábado (03), foi aprovada a Carta de Bento Gonçalves, com as reivindicações e sugestões trazidas das discussões realizadas dentro evento. O teor do documento foi destacado pelo presidente do CREA-RS, Eng. Melvis Barrios Junior. “Fico contente de ver uma carta de altíssimo nível que podemos apresentar em todo o Brasil. Isso comprova que temos uma massa crítica muito qualificada no Rio Grande do Sul”, afirmou. Para o presidente as reivindicações validam o encontro. “No Congresso Nacional de Profissionais são gastos milhões e não avançamos”, exemplificou. “Não podemos ter reuniões apenas por reuniões”, criticou.


 Eng. Mauro Cirne, Eng. Vinicius Peruffo, Eng. Melvis Barrios Junior, Eng. Agrícola Carlos Dilli, e Eng. Ubiratan Oro

Destacando que será um final de ano de bastante trabalho e de imensos desafios, falou da importância da união da categoria. “Isso não significa que não temos divergências, mas vamos remar e avançar em uma direção única, todos com o mesmo alinhamento.” 

Ressaltou, ainda, a retomada de uma relação mais próxima do CREA-RS com a Mútua-RS e a cooperativa de crédito do profissionais, a CreaCred. “Esse elo entre todos é importante. Se trabalharmos isolados dificilmente vamos avançar. Está chegando uma nova geração de profissionais e temos que buscá-los. Não estamos vendo essa adesão”, alertou. Sobre o XV EESEC, celebrou a troca de experiência proporcionada. “Assim que evoluímos, trocando ideias e com coragem para o enfrentamento e para a mudança.”

 

Espaço CDER-RS 

Eng. Agr. Mauro Cirne

Gestão não profissional, envelhecimento dos associados, profissionais que não querem mais dispor de tempo para participar das entidades, e os professores que não têm Crea e não participam das entidades de classe (EC), estiveram entre os principais desafios diagnosticados pelo coordenador do Colégio de Entidades Regionais do RS (CDER-RS), Eng. Agr. Mauro Cirne, destacou em sua fala, no painel Espaço CDER-RS. 

Destacou, ainda, serem as EC a base do Sistema, visto que dos 113 conselheiros, 90 são representantes das entidades. Alertou, assim, para a importância de serem indicados profissionais comprometidos com seu papel. “A nossa instituição tem que pensar em quadros qualificados. Arrisco-me a dizer que sem uma gestão mais profissional, a maior parte das entidades corre o risco de fechar”, alertou. 

Também frisou a necessidade de haver uma preocupação com a manutenção de uma agenda parlamentar. “À exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (AOB), as entidades do Sistema têm que ter uma posição política”, afirmou. Para ele, a engenharia é uma profissão com grande capacidade de inovação e isso deve se estender aos Creas e entidades. “Precisamos de uma reengenharia em nossas representações. Precisamos discutir o que nos conduz para o futuro”, concluiu. 

Ao final da apresentação, o presidente do Conselho apresentou o novo responsável pela Gerência de Apoio às Entidades de Classe, o Eng. Florestal João Lermen. “A partir de hoje vocês vão falar com engenheiros”, destacou explicando a reestruturação que está sendo feita em alguns departamentos com a colocação de profissionais do Sistema Confea/Crea em áreas de atendimento aos inspetores e representantes de entidades de classe. “A Gerência de Apoio às Entidades de Classe tem que resolver os problemas e ser parceira das entidades.”  

Confira as palestras do evento. 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: