Começa operação da força-tarefa na JBS em Caxias do Sul

Começou, na terça-feira (6/10), operação da força-tarefa do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Seara Alimentos S.A. (ex-Marfrig e ex-Frangosul), da JBS Foods, em Desvio Rizzo (região administrativa de Caxias do Sul, a 9 km da sede municipal). O grupamento operacional investiga meio ambiente do trabalho em frigoríficos gaúchos. O município fica na Serra Gaúcha, região nordeste rio-grandense, a 128 km da Capital, Porto Alegre. O Chesini, em Farroupilha, foi a primeira indústria serrana monitorada nesta fase das ações, em 9 de setembro.

Esse é o único frigorífico que abate perus no Rio Grande do Sul. A empresa tem 863 empregados, sendo 91 estrangeiros (80 senegalêses, 8 haitianos, 1 peruano e 1 colombiano). Abate, diariamente, 230 toneladas de perus vivos por dia, em torno de 21 mil aves: de 62 a 64 dias (fêmeas leves de 4,2 kg em média) para Natal, de 92 dias (fêmeas pesadas de 11 kg em média) e de 122 dias (machos pesados de 18 kg em média) para cortes.

A operação tem apoio técnico da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Serra, com sede em Caxias do Sul, e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS), além da participação do movimento sindical dos trabalhadores. Relatórios dos parceiros instruirão inquérito civil (IC) em andamento no MPT caxiense.

Esta é a 21ª operação da força-tarefa desde janeiro do ano passado (9 em 2014 e 12 em 2015). Até agora, foram vistoriados 10 avícolas (mais 1 monitoramento na Serra), 4 bovinos e 5 suínos. Interdições de máquinas e atividades paralisaram 10 plantas (6 avícolas, 2 bovinas e 2 suínas). Estão planejados para serem realizados, até a véspera do Natal, outros 4 monitoramentos em plantas avícolas serranas, sob vigilância, desde 2006. Também deverão ocorrer mais 7 fiscalizações (algumas simultâneas) em empresas de abate de bovinos e suínos em outras regiões do Estado.

Integrantes

A operação faz parte do Projeto do MPT de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, que visa à redução das doenças profissionais e do trabalho, identificando os problemas e adotando medidas extrajudiciais e judiciais. O grupo operacional é formado por 14 integrantes. Pelo MPT, está o procurador do Trabalho Rodrigo Maffei (lotado em Caxias do Sul), mais o chefe da Assessoria de Comunicação do MPT-RS, jornalista Flávio Wornicov Portela.

Entre os parceiros, pela Fundacentro participa a tecnologista Maria Muccillo, representante da bancada do governo na Comissão Nacional Tripartite Temática (CNTT) da NR-36, voltada ao setor frigorífico. Pelo Cerest, estão seis servidores: o técnico em saúde e segurança do trabalho (SST), Ben Hur Chamorra, a fisioterapeuta Ida Marisa Straus Dri, o médico Homero Machado Junior, a fonoaudióloga Nicieli Granella de Oliveira Sguissardi, o fiscal sanitário Glediston Jesus Dotto Perotton e a estagiária de Enfermagem Delfa Diana Bairros Niveyro. Pela Inspetoria de Caxias do Sul do CREA, participam a supervisora de fiscalização, Alessandra Maria Borges, e o agente fiscal Heber Ferreira de Oliveira.

O grupo é assessorado pela fisioterapeuta Carine Taís Guagnini Benedet (de Caxias do Sul) que presta serviço para a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA). A ação também é acompanhada pelo movimento sindical, representado pelo secretário-geral da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA/RS), Dori Nei Scortegagna, pelo vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (STIAL) de Caxias do Sul, Milton Francisco dos Santos.

Fonte: MPT