Comissões de licitação discutem, em Erechim, quesitos técnicos

Mais de 50 pessoas participam de treinamento. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta terça-feira (01), mais de 50 profissionais, representantes de Comissões de Licitação das prefeituras municipais da região Planalto, participaram de um treinamento do CREA-RS, na Inspetoria de Erechim. O objetivo foi orientar sobre os quesitos técnicos que devem ser observados no Edital de Licitação e no momento do julgamento das empresas concorrentes nos certames para contratação de obras ou serviços de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

O responsável pela Gerência de ART e Acervo, Eng. Sandro Schneider, abordou a Lei de Licitações (8.666/93) e a Resolução 1025/09 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que trata da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e da Certidão de Acervo Técnico (CAT). Destacou que a proposta principal do evento foi oferecer maior tempo dedicado ao esclarecimento de dúvidas dos participantes. “A documentação necessária para qualificar tecnicamente uma empresa em licitações de obras e serviços de engenharia foi a principal dúvida dos participantes”, relatou.

De acordo com ele, a palestra foi muito positiva. ”Foi possível elucidar as principais dúvidas quanto a necessidade de registro da empresa licitante no CREA-RS, e a apresentação de atestados de obras e serviços semelhantes ao objeto da licitação”, explicou.