Notícia

Trânsito e a mobilidade urbana são temas de evento na Assembleia Legislativa


Abertura do evento. Créditos: Arquivo CREA-RS

Problema de toda a grande e média cidade, o trânsito e a mobilidade urbana são os grandes temas do Seminário Internacional Cidades em Trânsito – Desafios para o Desenvolvimento que reuniu profissionais e estudantes interessados na área no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, entre os dias 27 e 28 de outubro. O CREA-RS foi um dos apoiadores do encontro que trouxe especialistas em suas áreas de atuação na busca de difundir as boas práticas nas áreas de trânsito e suporte, compartilhando o conhecimento de ações realizadas em cidades que se destacam pela qualidade de vida. Foram abordados temas como educação, acessibilidade, transportes alternativos, legislação, urbanismo e meio ambiente como forma de destacar a necessidade de humanização do trânsito para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Durante a abertura do Seminário, o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, reafirmou a importância do tema a ser tratado por profissionais da área tecnológica. “O trânsito é responsável por cerca de 50 mil mortes por ano, fora os milhares que sofrem sequelas deixadas por acidentes. Nós banalizamos essa estatística e não nos impactamos mais com esses números significativos e preocupantes. O trânsito no Brasil já é um caso de saúde pública, que merece mais atenção do poder público. Precisamos de mais verba para a infraestrutura e debater com mais afinco, meios alternativos de transporte. Nossos profissionais, possuem o conhecimento para gerar esse debate e atuar junto aos órgãos que tratam desse assunto. Os Conselhos e os profissionais precisam ser ouvidos pelo poder público”, afirmou. 

Cerca de 200 pessoas participaram do Seminário

Para um dos organizadores do evento, o Eng. Elet. e de Seg. Trab. João Otávio Marques Neto, a ideia foi fazer com que os profissionais olhem de outra forma e verdadeiramente se envolvam com o trânsito. De acordo com o Engenheiro, a expectativa é sair do encontro com propostas que venham a ser aplicadas e que tragam melhoria na vida das pessoas. “Nossas cidades foram adaptadas ao automóvel, e temos que saber que as cidades devem ser feitas para as pessoas”, considera. Para ele, o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU-RS) e do CREA-RS é essencial para que o debate gere frutos. 

Confira as fotos do primeiro dia do evento. 

Também presente à abertura, o presidente do CAU-RS, Arq. Roberto Py Gomes da Silveira, destacou ser o problema do trânsito transcendente aos limites das cidades grandes. “Chamemos todos os municípios, mesmo os menores, que em algum tempo também tratarão da mobilidade.” Também salientou a necessidade de haver o debates de soluções. “Precisamos de ideias factíveis e realizáveis”, afirmou.

Confira as fotos do segundo dia do evento, 

Representando o Legislativo, casa que abrigou o evento, o deputado estadual Adão Villaverde e presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana Sustentável, destacou que os grandes problemas de mobilidade no Brasil são fruto desenvolvimento “espontâneo e pouco planejado das cidades”. Para ele, o poder público não deu a dimensão devida na sua responsabilidade na mobilidade urbana. “O poder público tem que enfrentar com seriedade este tema”. Destacou, ainda, a importância das propostas alternativas e afirmou a preocupação do parlamento com o tema.  

Debate reuniu vários palestrantes

Durante os dois dias do Seminário, os participantes conheceram, ainda, experiências da Argentina, Cláudio Andrés Veron, que é conselheiro Provincial de Transporte e Segurança Rodoviária do Ministério de Segurança Pública do país. Alternativas ao uso do automóvel foram abordadas nos painel “Bike: Transporte Alternativo” e com o projeto “Sistemas Compartilhamento de Veículos”, experiência já utilizada em alguns países europeus. A palestra “Humanização no Trânsito”apresentou a experiência de mobilidade urbana de Curitiba. Além disso, questões de educação no trânsito, planos de mobilidade de Porto Alegre, os equívocos da legislação de trânsito também foram tema de debates. O encontro terminou com a palestra “Transportes: Ideias e Soluções”, com o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Realizado pelo Sinaleiro – Projetos de Sinalização Viária, com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA-RS), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS), Mútua-RS e Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs-RS).

 

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: