Inspeção veicular é priorizada na pauta da Engenharia Mecânica e Metalúrgia

A inspeção veicular é benéfica para a sociedade, pois reduz o número de acidentes de automóveis (50 mil mortes por ano). Ela não acontece por dois motivos: por interesses econômicos, pois ela demandaria R$ 2 bilhões de investimento; por questões políticas – inspeção implica mais custo para o cidadão e mais necessidade de manutenção, e isso faz com que o tema tenha efeito negativo entre os políticos. É o que argumentam os engenheiros mecânicos e metalurgistas participantes do Encontro Nacional da Engenharia Mecânica e Metalúrgica, realizado até sexta-feira (15), no Rio de Janeiro.

“Queremos uma atuação mais ostensiva do Confea junto ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)”, afirmou o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial, eng. mec. Oswaldo Paiva, ao presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, que participou da reunião na manhã de quinta-feira (14). “O Conselho Federal vai levar a questão ao Contran e ao Denatran”, respondeu. “Estamos aqui para unir esforços, para que o Sistema escolha um caminho a trilhar que atenda a sociedade”, completou.

Na ocasião, o presidente do Confea ressaltou a importância da fiscalização como instrumento para atingir a valorização profissional. “Quando fiscalizamos, estamos mostrando ao País a importância da regulamentação da nossa profissão. Quando fiscalizamos, defendemos nossa categoria”, afirmou, ressaltando a importância dos conselheiros regionais como primeira instância do Sistema Confea/Crea. “São vocês que sabem o que temos de fazer nos parâmetros de fiscalização”.

Os encontros nacionais por modalidade reúnem todos os conselheiros regionais daquela área. A modalidade de engenharia mecânica e metalúrgica congrega cerca de 250 mil profissionais, o que representa 18,5% dos profissionais registrados.
Comunicação do Confea