Notícia

Lei Kiss foi tema de abertura do EENAR 2015


Mais de 600 estudantes e profissionais acompanham EENAR. Créditos: Fabiana Rezende

Para debater e trazer novidades a respeito da “Segurança e Inovação Tecnológica”, o III Encontro de Engenheiros e Arquitetos do Norte do Rio Grande do Sul teve início na noite de quinta-feira (09/10), em uma solenidade oficial, seguida pela primeira palestra técnica do evento, realizados no Centro de Eventos da UPF. A promoção é da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo - AEAPF e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UPF.

Conforme o coordenador geral do EENAR e presidente da AEAPF, Antônio Thomé, o evento passou por um ano de planejamento e programação antes de ser realizado e busca fortalecer as relações entre profissionais e estudantes das áreas envolvidas, além de divulgar novos temas, conceitos e ideias que envolvem as engenharias e arquitetura. “O tema inovação e segurança não se esgota. Além disso, a constante atualização é fundamental para a engenharia e para a arquitetura, áreas que estão em constante crescimento em nosso país”, afirmou Thomé. O envolvimento dos membros da AEAPF Jr. na fase executiva do evento também foi destacado pelos integrantes da mesa de abertura do Encontro, assim como o apoio do CREA-RS – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, na realização das três edições do EENAR. 

Em seguida, o público de mais de 600 pessoas, formado por comunidade acadêmica e profissionais, acompanhou a apresentação do deputado estadual, Adão Villaverde, autor da nova Legislação de Combate a Incêndios, conhecida por Lei Kiss. Villaverde tratou sobre os critérios e da importância da atenção à prevenção nas novas construções e na adaptação de edificações já em uso. “O mais importante é que seja construída uma cultura de prevenção de incêndio. A Lei coloca a segurança, a preservação e a proteção da vida das pessoas acima de qualquer outro critério. Nada substitui a vida humana”, disse o deputado. Ainda segundo ele, entre os diferentes critérios da nova legislação estão a inclusão da ocupação e uso, capacidade de lotação, carga de incêndio e o controle de fumaça.

A programação do EENAR encerra na sexta-feira (10/04), com palestras técnicas sobre combate a incêndios, segurança de produtos químicos, segurança de barragens e de pontes. Haverá, ainda, a realização de uma mesa redonda com o tema central do evento: “Segurança e Inovação Tecnológica”. Outras informações são encontradas no site www.eenar.com.br.
FOTOS – 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: