CREA-RS participou de reunião-almoço da Ageos

Um público formado por cerca de 80 pessoas assistiu na tarde desta terca-feira (11/09) a apresentação do diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flavio Presser, na reunião extraordinária da Associação Gaúcha de Empresas de Saneamento (Ageos). O presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, esteve presente assistindo a palestra, onde Presser apresentou as prioridades do Dmae na busca pela universalização do saneamento e os desafios para atender às necessidades da cidade.
Na parte de esgotamento sanitário, completar as redes coletoras (75 quilômetros de redes ao ano previstas), executar as redes em ligações domiciliares e o tratamento dos lodos das Estações de Tratamento de Esgotos (Etes) estão entre as principais diretrizes.
Em relação ao tratamento de água, as principais ações estão direcionadas para os sistemas de abastecimento de Belém Novo, um novo sistema na região Extremo Sul em função do crescimento da cidade nesta região, um novo canal de captação do sistema Moinhos de Vento e São João e o Programa Consumo Responsável. Também estão sendo desenvolvidos o combate às perdas físicas, obras relacionadas a Copa 2014 e as melhorias nas estações e substituição de redes (36 quilômetros de redes ao ano).
Para universalizar totalmente os sistemas de água e esgoto em Porto Alegre até o ano de 2030 serão necessários mais de R$ 2 bilhões. A fim de alcançar essa meta, estão em curso uma serie de ações, tais como o gerenciamento matricial das despesas, a acreditação de fornecedores e um sistema de acompanhamento de custos.
Presser destacou a importância da gestão e dos fornecedores. "Os desafios daqui para frente são cada vez mais significativos, os fornecedores são importantes para fazer a implantação de longo prazo", afirmou. O presidente da Ageos, Odilon Alberto Menezes, que também integra o Conselho Deliberativo do Dmae, reforçou a importância da readequação das empresas para atender aos planos de investimentos. "Temos que ser protagonistas, e estamos inovando em um movimento para ampliar nosso papel", ressaltou Menezes.
Com informações Comunnicação DMAE