Notícia

Candidados à prefeitura da Capital recebem "Carta da Engenharia"


"Carta da Engenharia" foi entregue à candidatos à prefeitura da Capital em evento na Sergs . Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, participou na tarde desta quarta-feira (12) de reunião-almoço do Conselho Deliberativo da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), presidido pelo Eng. Francisco Bragança. Participaram da mesa o presidente da Sergs, Arq. Sérgio Zimmermann, e os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre, Adão Villaverde, Érico Correa, Jocelin Azambuja, José Fortunati, Manuela D’Ávila, Roberto Robaina e Wambert Di Lorenzo. Na oportunidade, os candidatos tiveram 5 minutos para apresentarem suas propostas aos convidados e receberam a “Carta da Engenharia” com demandas da classe.
 

Carta
A implementação do Instituto de Planejamento Urbano, em conformidade com a Lei 434/2009 do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), é uma das propostas da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul contidas na “Carta da Engenharia” que foi entregue ontem, 12/09, aos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre. Segundo a SERGS, a medida é necessária para que sejam resgatadas as funções de planejamento urbano, sistêmico e integrado na cidade, tendo esta proposição inclusive constituída contribuição da entidade no processo de revisão da atual legislação do Plano.
O documento enfatiza que as administrações das cidades – independente de seu porte, necessitam de um planejamento que leve em conta todas as consequências da ocupação do solo urbano. “Esta ocupação traz consigo as necessidades de serviços a serem oferecidos à população, os quais devem ser desenvolvidos com equipes qualificadas”, salienta o texto.
A “Carta da Engenharia” assinala ainda que “Os agentes políticos, legítimos representantes da população, não devem confundir suas atuações com as dos técnicos especialistas”, acrescentando que “Os profissionais da área tecnológica devem ser considerados como apoios qualificados à gestão pública”.
Na mesma linha, o trabalho defende que os cargos de Secretarias técnicas devem ser assumidos por quadros qualificados tecnicamente.
As proposições feitas aos candidatos são o resultado das discussões ocorridas nas Comissões Técnicas da SERGS das áreas de Meio Ambiente, Saneamento, Infraestrutura e Transporte, Arquitetura e Urbanismo, Energia, Prevenção a Incêndios, Ensino e Valorização Profissional, Construção Civil, Industrial, Ciência, Tecnologia e Inovação, Perícias e Avaliação, Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Segurança do Trabalho.
A entrega da “Carta da Engenharia” ocorreu durante reunião-almoço do Conselho Deliberativo da SERGS, presidido pelo eng. Francisco Bragança, realizada na sede social da entidade, no bairro Pedra Redonda, em Porto Alegre, com a presença do Presidente da Entidade, arq. Sérgio Zimmermann.
Compareceram ao evento os candidatos Adão Villaverde (PT), Érico Correa (PSTU), Jocelin Azambuja (PSL), José Fortunati (PDT), Manuela D’Ávila (PC do B), Roberto Robaina (PSOL) e Wambert Di Lorenzo (PSDB).

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: