Obras no Beira-Rio fiscalizadas pelo CREA-RS

Inspeção foi a segunda deste ano, a primeira ocorreu em abril . Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta quarta-feira (05/09), uma equipe do CREA-RS fiscalizou as obras que estão em execução no estádio Beira-Rio a fim de adequá-lo às exigências da Fifa. Foram verificadas todas as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) das obras e serviços realizados no local, além dos Laudos de Capacidade do Estádio, das Estruturas de Concreto Armado, de Vistoria de Edificações, de Vistoria de Engenharia (Inspeção Predial) e de Vistoria de Equipamentos Mecânicos e Eletromecânicos.

“O CREA-RS tem um dever legal de fiscalização do exercício profissional, para garantir a segurança de quem frequenta o estádio. Fiscalizamos em abril, e como é uma obra grande e com mais de 15 engenheiros de diversas modalidades da Engenharia, retornamos”, ressaltou o presidente do Conselho, Eng. Luiz Alcides Capoani. De acordo com ele, tudo que foi verificado na visita desta quarta encontra-se dentro da legislação. “Todos os profissionais e empresa que atuam neste canteiro de obras têm habilitação e conhecimento para executar os serviços que estão em andamento.”
À imprensa presente, Eng. Capoani explicou que o CREA-RS não analisa o trabalho em si ou a qualidade dos laudos e sim a responsabilidade técnica dos profissionais. “Quanto tu tem um profissional ele que é responsável pelo trabalho que executa e eu posso assegurar que os profissionais que aqui estão tem atribuição para fazê-lo.

Andamento das obras

Segundo o Régis Shiba, diretor administrativo do Internacional, todo o cronograma previsto está sendo cumprido e o “Internacional tem todas as condições de todo o projeto ficar pronto até dezembro de 2013”. Destacou, ainda, a inspeção do CREA-RS. “A vinda do Conselho, nos é salutar, pois é de extrema importância sempre estarmos atentos a todos os órgãos de regulamentação e fiscalização”, disse.
Ele explicou que a etapa da construção propriamente dita inicia a partir de dezembro deste ano. “Agora estamos num momento mais de demolição, restauração e depois de dezembro vai começar a construção”, afirmou. A parte externa do estádio permanece, mas de acordo com o Shiba as estruturas passarão por testes, readequações e melhorias. “As arquibancadas inferiores serão destruídas para uma nova arquibancada, a superior passará por revitalização e restauração”, afirmou.
Atualmente 32% da obra está concluída. Estão prontas as cabines de imprensa provisória, a retirada da marquise boné e as pré-moldadas da arquibancada inferior do quadrante 1. Já iniciaram o tratamento de concreto da ala superior e a retirada da marquise, com 80% concluído. Também já teve início a construção do edifício garagem, ao lado ao estádio, que  deve estar pronto em dezembro de 2013. “São três pavimentos, com total de 3 mil locais para veículos e contará com uma ponte que ligará o estádio ao edifício garagem”, detalha o diretor. Em algumas semanas começará a instalação da cobertura.
Atualmente em torno de 400 operários trabalham na obra, mas o número aumenta mês a mês, ao longo da evolução do trabalho e deve chegar a aproximadamente 1.500 trabalhadores a partir de 2013.

Além do presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, participaram da visita os Eng. Civil Donário Rodrigues Braga Neto e o Eng. Agr. Roberto Bento da Silva, assessores da presidência, o inspetor-chefe da Insp. de Porto Alegre, Eng. Agr. Mário Vilela, ex-conselheiro do Conselho, Alfredo Somorovsky, juntamente com cinco agentes fiscais e conselheiros representantes da Câmara Especializada de Engenharia Civil. Ao final da vistoria, o presidente do CREA-RS afixou à entrada do clube a placa do Conselho indicando a obra como Fiscalizada.

Entre as adequações previstas no estádio, segundo informações do Internacional, estão: a manutenção da estrutura principal, com modernização das arquibancadas e instalações para o público em geral, incluindo áreas vips, substituição dos sistemas elétricos e hidráulicos; complementação dos sistemas de informação do estádio; substituição do gramado (com modificação do sistema de drenagem); além de uma cobertura com estrutura metálica e membrana para o estádio e construção de um edifício garagem.