Uso de agrotóxicos será debatido por especialistas
Créditos: Arquivo CREA-RS
Tema polêmico, que incita opiniões contrárias e favoráveis, o uso de agrotóxicos na produção de alimentos será debatido em evento promovido pelo CREA-RS, por iniciativa da Câmara Especializada de Agronomia, nos dias 12 e 13 de setembro, na Assembleia Legislativa em Porto Alegre. A programação é composta por seis paineis que abordam amplamente o tema, com apresentações sobre a rastreabilidade em agricultura, o receiturário agronômico, a certificações dos produtos, os efeitos de seu uso na saúde humana e no meio ambiente, entre outros. Participarão especialistas vindos de diversos estados do País e representantes dos órgãos federais que atuam na área.
Para o coordenador do evento, o conselheiro da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-RS Eng. Agrônomo Mauro M. S. Cirne, a discussão ganha destaque pelo fato de o Brasil ter se tornado o maior consumidor mundial de agrotóxico do mundo. “Isso nos leva à necessidade de reflexão, pois envolve grandes interesses econômicos e a possibilidade do ocultamento dos riscos que envolvem o uso dessas substâncias, via permissividade da venda e do uso. Sem sombra de dúvida, os agrotóxicos foram desenvolvidos para dificultar ou exterminar formas de vida. Dessa forma, essas características podem ser capazes de afetar a saúde humana, seja direta ou indiretamente”, ressaltou.
Ele também destaca o fato de que os temas que serão debatidos no encontro, como a Receita Agronômica, rastreabilidade e a certificação dos produtos da agricultura, assim como a ampliação dos programas de monitoramento de resíduos de agrotóxicos realizados pelos poderes públicos, precisam ser ampliados e fortalecidos, “para garantir a segurança alimentar para a população e promover a valorização dos profissionais que atuam na área da Agronomia”. Outro tema que destaca na programação é a responsabilização e punição para quem é responsável técnico, produz ou comercializa alimentos com resíduos de agrotóxicos, pois se trata da saúde das pessoas.
Nesta realização o CREA-RS conta com as entidades co-promotoras Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Confea, Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-RS, Confederação do Engenheiros Agrônomos do Brasil/Confaeab, Sociedade de Agronomia do RS/Sargs e Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado/Sintargs; e com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Embrapa, Emater/RS, Ministério Público e Ajuris.
As inscrições são prévias, gratuitas e limitadas à capacidade do local pelo e-mail eventos@crea-rs.org.br