Fórum de Entidades de Engenharia realizam encontro na Expointer

A partir da esq., Arq.Sérgio Zimmermann (Sergs), Eng. Capoani (Crea), Carrion, Eng. Luiz Azambuja (Senge) e Eng. Cylon Rosa Neto (Sergs). Créditos: Arquivo CREA-RS

O estande do CREA-RS na Expointer recebeu no final da tarde desta quarta-feira (23) reunião do Fórum de Infraestrutura das Entidades de Engenharia que contou com a participação do Deputado Estadual Raul Carrion. Entre os temas debatidos estiveram a preocupação das entidades do Fórum com a utilização cada vez mais frequente do modelo de pregão eletrônico para os serviços de Engenharia e um debate sobre o Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias (PIL), lançado pelo Governo Federal no último dia 15 e que prevê investimentos de R$ 133 bilhões para a modernização e ampliação da malha rodoviária e ferroviária.
De acordo com Carrion o grande diferencial do PIL é que 70% dos investimentos serão destinados para o setor Ferroviário, tentando reverter o déficit do setor. “O Brasil é um dos únicos países que a disparidade entre os modais é tão grande, cerca de 60% da nossa matriz de transporte é rodoviário, em São Paulo o índice chega a 96% e no Rio Grande do Sul é de 86%”, disse o deputado, ressaltando ser o modal rodoviário - principalmente para transporte de cargas - mais caro, poluente e também grande gerador de desgaste das estradas e de inúmeros acidentes.
Aos presentes comentou ser importante cobrar que parte dos investimentos previstos venham para a malha ferroviário do Rio Grande do Sul, pois pelos dados atuais o PIL o Estado e Santa Catarina ficaram desfavorecidos. “O programa é muito bom, mas nos trouxe essa preocupação”, afirmou o deputado que é coordenador da Frente Parlamentar das Rodovias na Assembleia Legislativa do Estado.
Destacou, ainda, dados como o de que hoje dos 27 mil quilômetros de ferrovias cedidos à concessionária América Latina Logística (ALL), apenas seis mil estão sendo utilizados. “Ela (a ALL) pagou um preço pelo filé e o osso e quer apenas explorar o filé, não dá”, ironizou lembrando que por conta disto, mais de 2/3 da malha ferroviária brasileira está em péssimas condições. Para ele ou a empresa retoma todas as linhas ou devolve a concessão e paga pelos prejuízos que gerou.
Lembrou também que, com essa importante retomada do transporte ferroviário, entra-se no contexto de se construir uma indústria ferroviária no Brasil. “Hoje importamos até os trilhos”, afirmou Carrion. Para ele, a ação seria ainda um instrumento importantíssimo para alavancar ainda mais a Engenharia nacional. O presidente da Fórum Cylon da Rosa, concordou dizendo que, na medida que é implementado o Programa, “tem que se aumentar o nível de nacionalização na área”.
Sobre a questão do uso pregões eletrônicos para contratação de empresas de Engenharia, o deputado estadual colocou-se à disposição para receber do Fórum material de embasamento técnico que justifique a não-utilização desta modalidade para tais licitações. “Se o pregão eletrônico não tiver condições de garantir qualidade, temos que rever”, afirmou, dizendo que é preciso agilizar as licitações, mas com garantia de bons serviços. Para o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, o uso de pregão para serviços de Engenharia é um absurdo. “Além do que a expectativa de rapidez muitas vezes é falsa, pois caso a empresa contratada não tenha capacidade técnica de entregar um serviço a contento, todo o processo é atrasado”, ressaltou.

O FÓRUM: Criado em 17 de dezembro de 2009, o Fórum de Infraestrutura é uma instância de discussão e planejamento para articular e estimular ações conjuntas das entidades públicas, privadas e da sociedade civil, visando assim, realizar diagnósticos de problemas e promover iniciativas para a  resolução dos mesmos. Sua atuação se dá no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, integrando representantes de entidades de Engenharia. Formado por dirigentes e representantes das entidades Conselho Regional de Engenharia e Agronomia/CREA-RS, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental/Abes-RS, Associação Gaúcha de Empresas de Obras de Saneamento/Ageos, Conselho de Infraestrutura-Coinfra/Fiergs, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia/Sinaenco, Sindicato da Indústria da Construção Civil/Sinduscon-RS, Sindicato da Indústria da Construção de Estradas e Obras de Terraplenagem/Sicepot-RS, Sindicato dos Engenheiros/Senge-RS e Sociedade de Engenharia/Sergs.

O Estande do CREA-RS na Expointer também está recebendo uma série de palestras voltadas aos profissionais. Nas fotos, logo abaixo, a palestra "O Novo Código Florestal e suas implicações na cadeia produtiva”, ministrada pelo Eng. Agr. Carlos Augusto Arantes - MSc.

Abaixo apresentação do Eng. Civil Marcelo Saldanha que enfocou a legislação que regulamente às manutenções e inspeção predial.