Fórum de Infraestrutura das Entidades de Engenharia
A partir da esq, Engenheiros Azambuja, Cylon, Arq. Thormam, e Eng. Capoani . Créditos: Arquivo CREA-RS
O presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, junto ao presidente do Senge-RS, Eng. José Luiz Azambuja e ao presidente do Fórum da Infraestrutura das Entidades de Engenharia, Eng. Cylon Rosa Neto, estiveram esta semana em reunião com o Diretor-Geral do Daer, Francisco Thormam, apresentando o trabalho realizado pelo Fórum na proposição de ações técnicas para a sistematização e qualificação das inspeções de todas as Obras de Arte Especiais das rodovias do RS.
Constam do material entregue um termo de referência para desenvolvimento desses serviços, a proposta de regionalização dessas ações pelas diferentes Superintendências Regionais do DAER, partindo do inventário existente sobre as obras, e um Anteprojeto de Lei para normatizar as inspeções e manutenções dessas estruturas. As entidades também propõem parcerias com as universidades da Região Metropolitana de Porto Alegre para a realização de um programa de qualificação dos profissionais do setor tecnológico para a realização das inspeções.
Para o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, a questão das inspeções e a manutenção das Obras de Arte especiais devem ser tratadas como um projeto de gestão do Estado. “Compete as nossas categorias contribuir com essas discussões”, declarou. No encontro também foi manifestada a preocupação dos dirigentes com a adoção de pregão eletrônico para a contratação de obras e serviços de engenharia pelos órgãos públicos.
O FÓRUM: Criado em 17 de dezembro de 2009, o Fórum de Infraestrutura é uma instância de discussão e planejamento para articular e estimular ações conjuntas das entidades públicas, privadas e da sociedade civil, visando assim, realizar diagnósticos de problemas e promover iniciativas para a resolução dos mesmos. Sua atuação se dá no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, integrando representantes de entidades de Engenharia.