ASBRAV busca sustentabilidade no uso de fluidos refrigerantes
ASBRAV quer incentivar o cuidado ao meio ambiente e à saúde humana com o correto descarte e aproveitamento de fluídos utilizados na refrigeração comercial e industrial
A Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) está em busca de um melhor controle com relação aos problemas de degradação que o fluido refrigerante causa à camada de ozônio. Em reunião com o Ibama foi discutida a possibilidade de uma campanha de conscientização quanto à regeneração de fluidos refrigerantes, fato comercialmente interessante para redes de supermercados, oficinas de refrigeração e outros.
Conforme a ASBRAV, atualmente 98% dos fluidos não têm o descarte correto ou regeneração, sendo liberados diretamente na atmosfera. A meta inicial da associação é que, no mínimo, sejam recolhidos 20%, com a opção de regeneração. Pensando nisto, a ASBRAV enviará um ofício ao Ibama solicitando a criação de um grupo de trabalho para examinar e buscar meios mais eficazes de recolhimento visando a melhora da saúde humana e proteção ao meio ambiente.
Na reunião foi sugerido que dentro de um sistema já existente, de compra do material, seja criado um espaço que informe o quanto a pessoa ou empresa recolhe de fluído para normatizar as vendas proporcionalmente ao recolhimento dos gases. Para o melhor entendimento de empresários do setor, a ASBRAV se propõe a realizar reuniões e treinamentos com fiscais e técnicos do Ibama para familiarizá-los dos procedimentos corretos de recolhimento dos fluidos refrigerantes sem agressão ao meio ambiente.