Ação conjunta pauta reunião do Grupo de Fiscais do Fórum das Profissões

Fórum das Profissões Regulamentadas do RS reúne representantes do CREA-RS, CREFONO, CRN-2, CRF e CRA. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã de quinta (24), ocorreu a reunião do Grupo de Agentes Fiscais (GAF-RS), que integra o Fórum das Profissões Regulamentadas do RS, com a presença de representantes do CREA-RS, CREFONO, CRN-2, CRF, CRA, entre gestores, agentes fiscais e assessores de imprensa. O encontro visou à organização de uma ação de fiscalização em conjunto entre todos os Conselhos Profissionais no sentido de fortalecer as Profissões Regulamentadas em defesa da sociedade.
De acordo com o Coordenador do Grupo de Agentes Fiscais, Everton Borges, do CRF/RS (Conselho de Farmácia), a ideia é realizar uma fiscalização conjunta na cidade de Santa Maria, ampliando a divulgação desta ação, no sentido levar ao conhecimento público o papel dos Conselhos na segurança da sociedade.
Ainda na ocasião, a coordenadora do Grupo de Agentes Fiscais Adjunta, Marlei Braude Canterji, do CREFONO7/RS (Conselho de Fonoaudiologia), fez uma avaliação positiva sobre o 1º Curso de Extensão do Fórum dos Conselhos, promovido pela Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum dos Conselhos Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de atualizar e capacitar os agentes fiscais e conselheiros dos Conselhos Profissionais do RS, quanto à legislação, administração de conflitos, comunicação empresarial, ética profissional, entre outros. No curso, que ocorreu nos dias 30 de agosto, 13 e 27 de setembro e 11 de outubro, reuniu quatro fiscais de cada Conselho integrante do Fórum, visando à melhoria de seu desempenho profissional. De acordo com Marlei, já se pensa inclusive em repetir o módulo, em virtude do sucesso do curso. Estavam presentes o gestor da Fiscalização, Eng. Químico Marino Greco, e o assessor da Presidência Jeferson Rosa.
O grupo aproveitou para conhecer a Gerência de Fiscalização do CREA-RS
Histórico
A criação de um Grupo de Agentes Fiscais do RS (GAF-RS) foi proposta ao final do primeiro Seminário de Fiscalização Profissional (idealizado pelo representante do CONRERP, Flavio Roberto Gava, através da Câmara de Defesa da Sociedade), em 23 de setembro de 2011, realizado na sede do CREA-RS.
A partir desta data, foram estabelecidas reuniões mensais (primeira reunião em 26 de outubro de 2011) do Grupo de Agentes Fiscais do RS, que objetivam a troca de experiências e permitem a discussão de estratégias de fiscalização, incluindo temas que desenvolvam e aprimorem o exercício das funções dos profissionais de fiscalização de cada Conselho Regional. As reuniões são itinerantes, sendo que cada uma é  realizada em um Conselho diverso, permitindo que se amplie o conhecimento da realidade de cada um.
O GAF-RS é um grupo aberto à participação de fiscais e representantes de todos os Conselhos das Profissões Regulamentadas no RS.
Fiscalização do CREA-RS avalia o curso:
David Grazziotin (Supervisor de Fiscalização): “O Curso de Extensão foi bastante útil para o nosso trabalho de fiscalização, pois além das interações feitas com outros Conselhos, o conhecimento de assuntos no âmbito jurídico dá consistência e segurança às nossas ações do dia a dia”.
Raquel Fortes Rodrigues: “O 1º Curso de Extensão está ótimo, em todos os sentidos, motivacional, reflexões sobre o trabalho, a parte jurídica que nos sana tantas dúvidas, além da troca de experiências com os colegas de outros Conselhos. Na medida do possível, deveria ser estendido a todos os funcionários”.
Ilson Garim e Silva: “O curso de  extensão foi de vital importância, tendo em vista que os assuntos tratados de legislação serviram para atualizar os funcionários. Além disso, a troca de conhecimentos entre os grupos de agentes fiscais de diversos conselhos está servindo para sabermos como é feita a fiscalização em cada Conselho. Estou me sentindo valorizado em poder participar, gostaria de deixar a sugestão de que o próximo curso, devido ao grande número de itens de legislação, possa ter uma maior carga horária”.