Zonal Metropolitana se reúne em Guaíba
Ocorreu nesta quinta-feira (19), em Guaíba, o encontro de mês de julho da Zonal Metropolitana, onde foram debatidos temas técnicos e também assuntos administrativos. O encontro contou com a presença do vice-presidente, Eng. Químico Marino Greco, que questionado por Inspetores, funcionários, e pelo Representante Eng. Helécio Dutra, discorreu sobre a questão salarial, plano de saúde e demais itens das negociações que irão compor o Acordo Coletivo 2012 dos colaboradores do CREA-RS.
Também foi debatida a Lei de Manutenção e Inspeção Predial, tema que tem sido abordado em todas as reuniões, visto que o Anteprojeto de Lei, do qual foi sancionado o decreto em Porto Alegre sobre o tema, foi entregue a todos os inspetores da Zonal, que é integrada pelas Inspetorias de Cachoeirinha/Gravataí, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Montenegro, Viamão e Charqueadas. “Temos que fazer um trabalho político para buscar que essa Lei seja implantada em todos os municípios da Zonal. Mesmo nas cidades mais horizontais, que não tenham grandes prédios, devem se preocupar com a manutenção, inclusive nos parques industriais”, destacou o Eng. Helécio, lembrando que o acidente ocorrido, em 2009, em Capão da Canoa, foi a queda em uma edificação de apenas quatro pavimentos.
Compuseram a pauta, ainda, a questão das ART, onde discutiram-se alternativas para as multidisciplinares, e os trâmites de fiscalização na região. A participação e representatividade da totalidade de inspetores, entidades, conselheiros na Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, que este ano ocorre em Brasília e as ações do Confea sobre entrada dos profissionais estrangeiros no Brasil também foram tratadas. Segundo o representante da Zonal é consenso que o “Confea tem agir de forma ser mais enérgico neste quesito”.