Um desafio aos Inspetores: relacionamento com a mídia

Inspetores atentos às orientações para aprimorar o relacionamento com a imprensa. Créditos: Arquivo CREA-RS

Como se comportar diante de profissionais da imprensa e como potencializar os contatos com formadores de opinião foram as duas grandes questões abordadas e debatidas com os participantes do Seminário das Inspetorias do Conselho nesta sexta-feira (25). O palestrante, jornalista e publicitário José Fuscaldo, esclareceu essas e tantas outras questões atinentes à essencialidade da comunicação na vida profissional, institucional e até pessoal.
Fuscaldo ressaltou ser a comunicação uma ferramenta que deve ser bem trabalhada nas instituições, haja vista a necessidade de se abrirem canais de comunicação com a sociedade.  No caso do CREA-RS, destacou ele, é imprescindível se aproximar dos veículos de comunicação e tê-los como aliados na divulgação de um Conselho forte, coeso e atuante no cumprimento de sua missão: regulamentação e fiscalização profissional. Ressaltou ainda como é importante que, como representantes do CREA-RS em todo o Estado, os inspetores tenham unicidade nas posições, a fim de marcar que o objetivo institucional é integrar profissionais e sociedade.
“Jornalistas não são amigos nem inimigos”, disse Fuscaldo. Eles estão a serviço da sua função, que é de caráter público e coletivo. Por isso, é importante, destacou ele, que o entrevistado esteja preparado. “Isto significa, principalmente, ter conhecimento da instituição e do assunto que será tratado”, diz ele. Destacou que o entrevistado deve ter ciência de que o posicionamento que está sendo exigido naquele momento não é o pessoal e sim o da instituição. Exemplificou diversas situações, sugerindo formas de conduta de acordo com o tipo de veículo (impresso ou eletrônico), que pudessem resultar em uma boa uma entrevista.
Ao final de sua exposição, elencou os 10 mandamentos da imprensa, os quais, segundo ele, podem balizar esse relacionamento. Esses mandamentos foram extraídos do livro Regina Villela:
I. O público está sempre em primeiro lugar
II. As relações com a imprensa devem ser constantes
III. Não tente impedir a veiculação de notícias
IV. Não chame a imprensa por meio da direção ou dos donos dos veículos
V. Não tente ser perfeito
VI. Não misture publicidade com jornalismo
VII. Respeite os horários da imprensa
VIII. Diga a verdade
IX. Comunicação é tudo
X. Antes bem acompanhado do que só (o produto que a comunicação trabalha é a imagem da instituição, razão pela qual é preciso ter profissionais especializados nessa área)