
CREA-RS participa da apresentação do balanço do Plano Rio Grande no Palácio Piratini

Créditos: Arquivo CREA-RS
A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, participou, na manhã desta quinta-feira (24), de mais uma reunião do Conselho do Plano Rio Grande, realizada no Palácio Piratini. O evento, coordenado pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador Gabriel Souza, integrou uma série de encontros, entregas, novos anúncios, prestações de contas e ações que marcam um ano da maior tragédia meteorológica já vivida no território gaúcho.
Durante o encontro, foi apresentado o balanço das ações de reconstrução e indicados os próximos passos do Plano Rio Grande. A importância da ART Humanitária do CREA-RS — que isentou a taxa de ART para profissionais atuarem em municípios com decreto de Estado de Calamidade Pública — foi destacada pelo vice-governador em sua fala sobre os laudos técnicos que mapearam e identificaram áreas de conjuntos habitacionais destruídos, requisito essencial para o acesso aos recursos da Defesa Civil Nacional.
O lançamento de um novo programa do Plano Rio Grande, o Fundo a Fundo da Reconstrução, também foi pauta do evento. A iniciativa tem como objetivo promover o repasse fundo a fundo para financiar projetos de restabelecimento e recuperação de sistemas de proteção e contenção de cheias pré-existentes, diretamente relacionados aos eventos extremos de maio de 2024. A estimativa inicial é de R$ 1 bilhão em investimentos.
O Conselho do Plano Rio Grande é um órgão colegiado criado para integrar a sociedade civil às ações de reconstrução e desenvolvimento do Estado, do qual o CREA-RS é um dos integrantes. Desde as enchentes do ano passado, foram realizadas 19 reuniões de câmaras temáticas, com a participação de aproximadamente 600 lideranças de diferentes setores da sociedade.
Acompanhou a presidente na reunião o assessor técnico do CREA-RS, Eng. Civ. Matheus Santos.
