
Assembleia de Verão 2025 da Famurs endossa Acordo de Cooperação Técnica com o CREA-RS

Diretores e inspetores e o presidente da Famurs, Marcelo Arruda. Créditos: Arquivo CREA-RS
Mais de mil pessoas circularam pelo litoral gaúcho para participarem da Assembleia de Verão 2025, tradicional evento da Famurs que reúne prefeitos, vices, secretários, técnicos e servidores para discutir o desenvolvimento do municipalismo gaúcho. A abertura oficial do encontro aconteceu na quinta-feira (20), na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-Lá.
Representando a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, participaram da abertura oficial do evento o 2º vice-presidente, Eng. Op. Carlos Roberto da Silveira; o 1º diretor administrativo, Eng. Quim. e Seg. Trab. Marino Greco; a inspetora-chefe de Capão da Canoa, Eng. Quim. Bárbara Ehlers Franke de Oliveira; o inspetor-secretário, Eng. Civ. Julio Cesar de Souza Ferri; a inspetora-tesoureira, Eng. Quim. Chrislei Rizzatti; e o representante suplente da Zonal Litoral, Eng. Civ. Paulo Vitt.
Em sua terceira participação na Assembleia de Verão, o Conselho gaúcho levou a equipe da Fiscalização para conversar com os prefeitos sobre a importância da atuação conjunta. Mais 300 pessoas visitaram nosso estande e até o momento foram assinados 15 protocolos de intenções para formalizar a adesão da Prefeitura ao Acordo de Cooperação Técnica da Famurs e CREA-RS, permitindo o desenvolvimento de ações conjuntas para a segurança da sociedade e reforçando seu compromisso com a fiscalização da responsabilidade técnica nos municípios do RS.
O foco é o cumprimento da legislação profissional e apoio às ações que envolvam as profissões que compõe o leque do CREA-RS, impactando, assim, a qualidade de vida da população do RS. Todos os 497 municípios saem ganhando com essa integração de duas entidades que tem capilaridade regional em todo o estado.
Está previsto o compartilhamento de informações, sempre respeitadas as restrições da LGPD, além de soluções tecnológicas e de sustentabilidade. Também é citada a importância de promover a divulgação aos municípios da implementação da Lei de Inspeção Predial, que garante o controle das inspeções preventivas e corretivas das edificações, necessárias à segurança de quem habita ou frequenta os locais.
Na ocasião, prefeitos foram atendidos pela equipe do Conselho para troca de informações e apresentação do convênio firmado entre a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, e o presidente da Famurs, Marcelo Arruda. Com essa parceria, as prefeituras que aderirem ao acordo passam a atuar em conjunto com as equipes de fiscalização do CREA-RS, garantindo mais eficiência e segurança nas atividades técnicas. Além do compartilhamento de conhecimento e informações, a mútua cooperação traz mais agilidade e dinamismo às ações de fiscalização.
Os prefeitos e prefeitas de Quaraí, Arroio do Sal, Maximiliano de Almeida, São Jerônimo, São Vendelino, Xangri-lá, Palmitinho, Salvador do Sul, São José do Sul, Turuçu, Taquaruçu do Sul, Horizontina, Osório, Eugênio de Castro e Capão da Canoa assinaram o Acordo de Cooperação.
Além destas prefeituras, Gravataí, Seberi, Esteio e Alegrete já firmaram parceria. Juntas, essas cidades fortalecem a fiscalização e garantem a segurança da sociedade, com profissionais legalmente habilitados atuando nas mais diversas atividades técnicas nos municípios.
