Voluntários do Reconstruir-RS recebem homenagens
Créditos: Arquivo CREA-RS
Mais de 2,5 mil profissionais inscritos, 192 em ação de campo, 1.015 ARTs Humanitárias registradas, 780 vistorias realizadas e 708 laudos entregues, gerando uma economia de mais de 350 mil reais aos cofres públicos.
Os dados acima são o resultado concreto da Campanha Solidária Reconstruir RS, promovida pelo CREA-RS. Porém, muito além dos números, destacam o empenho dos engenheiros e geólogos do Rio Grande do Sul que, de maneira voluntária, levaram todo o seu conhecimento técnico às famílias gaúchas que perderam tudo.
Putinga, Sinimbu, Vale do Sol, Venâncio Aires (Vila Mariante), em residências e deslocamentos de solo, e Canoas, com escolas e Unidades Básicas de Saúde, foram os locais que receberam as ações das equipes.
Para destacar, agradecer e valorizar tão importante e abnegada atuação, alguns dos profissionais voluntários do Reconstruir RS subiram ao palco do Theatro São Pedro no último dia 11 de dezembro. Eles foram celebrados por uma plateia lotada durante a comemoração dos 90 anos do CREA-RS.
"Na pandemia, o trabalho mais exigido foi dos profissionais da saúde. Em 2024, com as enchentes e inundações de maio no Rio Grande do Sul, foram engenheiros, agrônomos, geólogos e meteorologistas que se tornaram indispensáveis na reconstrução, são os profissionais do Sistema Confea/Crea que são capazes de encontrar soluções técnicas viáveis e seguras para a retomada dos municípios e do estado", destacou a presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter.
Mais de cem profissionais e funcionários do Conselho que atuaram na Campanha receberam uma medalha com o cordão nas cores da bandeira gaúcha, representando todos aqueles, dos estados do RS, SC e PR, que se colocaram prontamente à disposição do Rio Grande.