CREA-RS firma compromisso para combate ao assédio e à violência de gênero
Créditos: Arquivo CREA-RS
Encerrando a comemoração aos 90 anos de história, o CREA-RS reafirmou seu compromisso com a sociedade gaúcha com a assinatura de Termo de Compromisso Formal com a ABNT e com o Governo do Estado, através do Programa Selo Emfrente, Mulher para ações e engajamento na luta contra o assédio e a violência de gênero.
Pelo compromisso, o CREA-RS passa a integrar o Comitê do Selo EmFrente, Mulher, instituído pela Lei nº 15.916/2002, que visa reconhecer e incentivar empresas socialmente responsáveis que desenvolvam ações contínuas em prol da valorização das mulheres e do combate à violência de gênero.
Ainda, se propõe implantar ações efetivas em conformidade com a Prática Recomendada ABNT 1019:2023, com o intuito de seguir todas as diretrizes estabelecidas, e conquistar o Selo de “Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres”, do o Instituto Nós por Elas (NPE).
“Mais do que uma entidade que regulamenta e fiscaliza o exercício da engenharia, agronomia e geociências, o CREA-RS reconhece sua responsabilidade social e se compromete com a promoção de igualdade e respeito. Ao abraçarmos a causa, estamos não apenas assumindo uma posição ética e socialmente responsável, mas também liderando pelo exemplo na construção de ambientes mais seguros, respeitosos e igualitários”, destacou a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher CREA-RS, Eng. Civ. Maria Eugênia Lucas Cardoso.
De acordo com a coordenadora, o Programa será a ponte para ações efetivas na conquista do certificação. “Para o próximo ano, já estamos planejando campanhas de conscientização sobre violência de gênero e assédio, além de capacitações para gestores e colaboradores do CREA-RS. Também pretendemos realizar eventos e parcerias estratégicas, como ações conjuntas com o Programa RS Seguro e instituições voltadas à valorização das mulheres, para fortalecer o alcance e a eficácia das iniciativas.”
Assinaram o Termo de Compromisso Formal para o cumprimento da norma ABNT 1019:2023 a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter; o presidente do Confea, Eng. Telecom. Vinicius Marchese; a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher CREA-RS, Eng. Civ. Maria Eugênia Lucas Cardoso; o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, Fabrício Peruchin; o secretário executivo do Programa RS Seguro, Delegado Antônio Carlos Pacheco Padilha; e a conselheira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Eng. Civ. Lenita Secco Brandão, representando o presidente Eng. Civil Mario Esper.