Notícia

Comemoração dos 90 anos do CREA-RS lota Theatro São Pedro


Mais de 700 pessoas presentes. Créditos: Arquivo CREA-RS

Com camarotes, plateia e galeria lotados, icone da cultura gaúcha, no dia 11 dezembro, o Theatro São Pedro foi palco de uma noite de celebração da Engenharia gaúcha, a comemoração dos 90 anos do CREA-RS e a premiação dos Engenheiros do Ano pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), entidade precursora do CREA-RS.

Momento do Hino Nacional

A entrega da Medalha Mérito Farroupilha à presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, pelo presidente da Casa Legislativa gaúcha, deputado Adolfo Brito (PP), abriu em grande estilo a celebração dos 90 anos do CREA-RS, na noite da última quarta-feira (11), no palco do Teatro São Pedro.

Presidente da Casa Legislativa gaúcha, deputado Adolfo Brito (PP), entrega Mérito Farroupilha

“Trago a alegria do Legislativo em estar presente em um momento tão importante e reconhecendo o extraordinário trabalho prestado pelos milhares de Engenheiros, Agrônomos e Geólogos gaúchos. Nossos deputados aprovaram por unanimidade a entrega desta, que é distinção máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul”, destacou Adolfo Brito em sua fala no evento.

Lembrou do importante papel dos profissionais do CREA-RS na reconstrução do Rio Grande, após a calamidade climática de maio. “A Assembleia votou em muitos projetos em 48 horas naqueles momentos emergenciais, pois precisávamos acelerar a luta pelos recursos pelo reestabelecimento do estado, e tivemos no Conselho este apoio extraordinário na busca de melhorar a vida dos nossos irmãos, num trabalho conjunto entre todos os Poderes para fazer o que vocês ajudaram a fazer: prestar um serviço de apoio técnico essencial a quem perdeu tudo. Deixo aqui meus parabéns a todos que ajudaram naquele momento e, em especial, meus parabéns à presidente e aos que fazem a história dos 90 anos de uma entidade que continuará sendo um esteio do desenvolvimento.”

A Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, começou seu discurso falando que o momento era uma oportunidade de reflexão e reconhecimento da trajetória percorrida, das conquistas alcançadas e dos desafios superados. “Nosso agradecimento à presidência e deputados gaúchos pela láurea medalha do mérito farroupilha, ratificando o quanto nossas profissões contribuem para o desenvolvimento econômico, social e cultural do nosso estado”, agradeceu.  

“Ao relembrar a história, preservamos na memória os esforços daqueles que a construíram e inspiram gerações futuras a continuarem seu legado. É um motivo de orgulho maior ainda podermos comemorar essas conquistas, engajar parceiros, promover a integração entre as pessoas, além de prestar nosso reconhecimento a todos que estão conosco nesta caminhada funcionários, inspetores, conselheiros, profissionais, dirigentes das entidades de classe e das instituições de ensino superior”, ressaltou.

“Em 90 anos, já tendo passado 20 presidentes, fui a primeira mulher eleita, em 2020, pelo voto em urna eletrônica, e reeleita para o triênio 2024/2026, pelo inédito voto digital, com muito orgulho e um propósito de implementar iniciativas para modernização de processos e procedimentos. Há muito a se fazer, mas caminhar com vocês por melhorias às nossas profissões é uma grande honra. a transformação traz um conselho forte e atuante”, discursou.

Agradeceu ao Confea, Mútua, profissionais e funcionários. “Todos nos unimos e fizemos da letra no nosso Hino Sul Rio-Grandense nosso lema, para que nossas façanhas sirvam como modelo de força e garra à toda a terra. Bora, CREA-RS, rumo ao centenário com excelência, compromisso social, resiliência e inovação!

Prestigiando o evento, o Eng. de Telecom. Vinicius Marchese, presidente do Confea, lembrou que a data também era aniversário do Confea e apesar disto e também de outros convites, resolveu estar na comemoração dos 90 anos do CREA-RS. “Um estado que viveu algo bastante emblemático e que necessitou muito das nossas profissões.”

Ressaltou a importância de o Confea estar cada vez mais próximos dos regionais. “Agora é agora para a inovação. Nosso Sistema precisa ser mais inovador para auxiliar os profissionais no dia a dia de suas atividades. Nossa fiscalização necessita mais eficiência para realmente chegar em todos os lugares e serviços profissionais. Se queremos chegar nos profissionais e empresas precisamos repensar o Sistema”, provocou.

Lembrou ainda que o Brasil sentirá o déficit de engenheiros qualificados. “Não existe PAC, sem a Engenharia, não há projeto de Minha Casa, minha Vida, sem Engenharia. Se queremos um país melhor, precisamos formar mais engenheiros”, destacou, finalizando que tem o compromisso com a inovação e eficiência dentro do Sistema Confea/Crea.

Também presente, o vereador e Engenheiro Agrônomo Carlos Roberto Comassetto, destacou a atividade da Engenharia, Agronomia e Geociências na reconstrução do Rio Grande do Sul. “Cada vez mais vamos precisar destes profissionais, tão fundamentais no desenvolvimento das cidades, estado e país”, apontou.  

Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, destacou a união de “duas entidades quase centenárias” em celebração – Sergs e CREA-RS. “Que seria da navegação, sem o Canal do Panamá? Que seria da energia, sem a Usina de Itaipú?”, exemplificou destacando a relevância dos profissionais da engenharia para o desenvolvimento.

Citando alguns profissionais da prefeitura das áreas técnicas, lembrou também do desastre climática. “Fica aqui nosso abraço e a certeza que as tragédias nos trazem dores e perdas, mas com e engenharia e junto a todos nós, vamos reerguer o Rio Grande e fazer cidades ainda melhores. Viva o Rio Grande, viva o Brasil e viva o Crea e a Sociedade de Engenharia.”

Diretor de Benefícios da Mútua-BR, Eng. Eletric. Evânio Nicoleit, representando o presidente da Caixa Nacional, Joel Krüger, como as demais autoridades fez menção às chuvas de maio. “Este 30 de maio, aniversário do CREA-RS, vivíamos em momento de atenção, dos desastres do evento climático e suas consequências, então a celebração foi marcada por trabalho. Neste período do maior evento extremo que presenciamos, o CREA-RS esteve presente no enfrentamento da calamidade em todo o Estado, com seu corpo técnico e conclamando os demais estados a participar. Assim, hoje celebramos em festa os 90 do Conselho gaúcho que nos orgulha e emociona. Parabéns a todos vocês todos fazem parte desta história.”

“Celebramos unidos a excelente representatividade do CREA-RS sendo parceiro em todas as ações da Sociedade de Engenharia do RS, tendo em sua presidência hoje, a Eng. Nanci, que se criou dentro da Sergs e tem sido, também, valiosa parceira dentro das iniciativas para melhorarmos a qualidade de vida da sociedade”, afirmou o presidente da Sergs, Eng. Civ. Walter Lídio.

Reiterou o desafio de reconstrução imposto pela tragédia climática. “É um desafio nosso, como profissionais da Engenharia e a Sergs debateu providências e tecnologias eficazes para áreas críticas como a drenagem e a ocupação urbana com especialistas que ressalta a importância da engenharia como transformador da sociedade. Junto aos 90 anos do CREA-RS e os nossos 94 da Sergs, seguimos sempre à disposição da sociedade com nossa expertise auxiliar no futuro do estado em desafiador momento.”

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Confira o atendimento das Inspetorias na semana do Natal

Imagem de exemplo

Voluntários do Reconstruir-RS recebem homenagens

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: