Alunos da UFSM conhecem trabalho de geoprocessamento da Gerência de Fiscalização do CREA-RS
Geógrafa Ananda Müller. Créditos: Arquivo CREA-RS
Representando a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, a Geógrafa Ananda Müller, da equipe de Fiscalização, participou da 2ª Semana Profissional das Geotecnologias do Colégio Politécnico da UFSM, com uma palestra institucional sobre o Conselho, apresentando as novidades trazidas pela gestão, como a Carteira Digital e os programas CREA Jr. e Mulher.
“Esta oportunidade de vir falar aos alunos, aproximar o CREA-RS dos futuros profissionais, que está entre os focos desta gestão, é muito importante, porque, quando vocês saírem da universidade, saberão o que é o Conselho e a importância que ele tem para a nossa vida profissional”, destacou ao grupo de alunos dos cursos de tecnólogo em geoprocessamento.
Primeira profissional da Geografia a atuar no Conselho, enfatizou a importância das tecnologias de geoprocessamento na Gerência de Fiscalização, tanto para qualificar quanto para dar maior transparência ao trabalho realizado pela equipe de fiscais do CREA-RS.
Mostrou o portal de mapas e estatísticas desenvolvido, trazendo exemplos dos mapas e dashboards (interface gráfica que exibe dados, métricas e indicadores de desempenho de forma visual e interativa) com resultados da fiscalização. “Temos esse setor de Geoprocessamento, pelo qual eu sou responsável, onde desenvolvi o GeoPortal. Basicamente, é uma transparência do que a fiscalização realiza diariamente, trimestralmente e semestralmente.”
Falou, ainda, sobre a atuação no Reconstruir-RS, com os mapas produzidos para a realização do trabalho de campo das equipes de voluntários, que gerou mais de 700 laudos técnicos. “Estes mapas ajudaram muito na logística, e não precisamos fazer nenhuma técnica diferenciada, simplesmente utilizamos o conhecimento que trazemos da faculdade, que desenvolvemos nos estágios, e conseguimos organizar para o pessoal ter um trabalho mais eficaz e efetivo. Foi muito gratificante poder contribuir e entender que o profissional do georreferenciamento é muito fundamental quando ele faz este tipo de trabalho”, destacou.
A 2ª Semana Profissional das Geotecnologias do Colégio Politécnico da UFSM acontece de 4 a 6 de dezembro, no Colégio Politécnico da UFSM, explorando as mais recentes inovações em tecnologias geoespaciais aplicadas ao campo e à cidade.