Fiscalização do CREA-RS recebe prêmio do Confea ao cumprir metas nacionais
Créditos: Arquivo CREA-RS
Nesta terça (03), em nome da fiscalização do Conselho gaúcho, Alessandra Borges, chefe de Núcleo de Fiscalização, recebeu um troféu do Confea, ao cumprir as metas de fiscalização nacional, como as ações sobre condomínios verticais e aterros.
“O comprometimento com as metas nacionais tem sido uma prioridade, refletindo nos resultados alcançados ao atender às metas estabelecidas pelo Confea. Mesmo diante dos desafios impostos pelos efeitos climáticos no final de abril e maio, o Conselho manteve-se firme em seu planejamento e no cumprimento das metas. Nossa equipe de fiscalização tem demonstrado total dedicação e não mediu esforços para alcançar os objetivos propostos”, destaca Alessandra.
Em Brasília nesta semana, em reunião do Confea, para apresentar o planejamento, a estratégia e os resultados de Metas Nacionais de Fiscalização 2024 do CREA-RS, Alessandra fala da importância deste reconhecimento para a fiscalização, que se destaca pelo empenho e pela seriedade no planejamento e na execução de suas atividades.
Ao comparar as ações de fiscalização com outros Creas, ressalta a evolução e o aprimoramento das práticas do Conselho gaúcho, sempre buscando referências para manter o alto nível de qualidade no serviço prestado à sociedade e ao Sistema Confea/Crea.
Em sua apresentação, chamou a atenção dos participantes a ação de fiscalização em condomínios com a aproximação com o Secovi-RS e a participação ativa da presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, resultando em participação de Seminário de Síndicos.
Com a visibilidade nas grandes mídias, especialmente com a cobertura no Jornal do Almoço, na RBS, a ação ganhou mais relevância no estado.
“O folder orientativo elaborado pela fiscalização também foi um dos destaques, servindo como uma ferramenta eficaz para fornecer informações claras e objetivas aos fiscalizados. O maior foco das nossas ações foi, sem dúvida, a transparência e a efetividade dos resultados, demonstrando o impacto positivo do trabalho da fiscalização”, conta.
Comenta sobre os principais resultados deste encontro, que refletem a construção de uma visão mais ampla e inovadora sobre a fiscalização. “Discutimos a importância de adotar uma abordagem mais responsiva e proativa, buscando não apenas cumprir as obrigações, mas antecipar problemas e agir de forma preventiva. Há necessidade de maior integração entre os diferentes órgãos para fortalecer a fiscalização e garantir que as normas sejam cumpridas de maneira mais eficiente”, adiantou.
Foram identificadas as estratégias para otimizar o uso das ferramentas tecnológicas e aprimorar a comunicação com os profissionais e empresas, facilitando o acesso à informação e incentivando a conformidade com as regulamentações. “Além disso, reforçou o compromisso com a inovação, com a busca por soluções mais eficazes e com o aperfeiçoamento contínuo das práticas de fiscalização, para que elas se tornem cada vez mais assertivas e alinhadas às necessidades da sociedade.”
Segundo ela, o prêmio que a fiscalização do RS recebeu, reconhecendo o comprometimento com as metas nacionais, é um reflexo direto do esforço e da competência de todos os membros da equipe. Sem o trabalho árduo e a dedicação de cada um não seria possível conquistar esse reconhecimento.
“Um agradecimento ainda mais especial à nossa presidente, Eng. Amb. Nanci Walter, cuja confiança e liderança visionária têm sido fundamentais para o sucesso das nossas ações. Representar o CREA-RS é, sem dúvida, um grande desafio, mas também uma honra”, finalizou.