Confea participa do Programa de Imersão Técnica em Cidades Inteligentes
Créditos: Arquivo Confea
O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, está participando do “Programa de Imersão Técnica em Cidades Inteligentes”, que acontece em Barcelona, na Espanha, de 5 a 9 de novembro.
Durante o evento, o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, se encontrou com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, para celebrar a recente conquista da cidade como Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024, título concedido pelo Intelligent Community Forum (ICF) Global Summit 2024. “Curitiba se tornou a cidade mais premiada internacionalmente em menos de um ano. Desde o ano passado, acumulamos sete reconhecimentos globais em áreas como cidades inteligentes, transparência, governança, urbanismo, combate à fome e educação”, comemorou Greca. A capital paranaense também se prepara para sediar o Smart City Expo, de 25 a 27 de março de 2025.
Marchese destacou a importância dessa conquista: “Curitiba é um exemplo de como inovação e tecnologia podem transformar a qualidade de vida nas cidades. Sediar o Smart City Expo será uma oportunidade excepcional para os profissionais do Sistema Confea/Crea se integrarem a esse debate global, compartilhando e aprendendo soluções que promovem cidades mais inteligentes e sustentáveis. Será uma vitrine para o Brasil demonstrar seu potencial em desenvolvimento urbano.”
Sobre o evento em Barcelona, o presidente do Confea explicou que o Programa de Imersão Técnica em Cidades Inteligentes reúne diversas iniciativas de destaque em um único espaço, como o Smart City World Congress e a premiação do Intelligent Community Forum (ICF) Global Summit 2024. “A ideia é mostrar o que cada uma dessas iniciativas está discutindo, trazendo novos conceitos e tendências. São abordagens inovadoras de planejamento urbano e soluções tecnológicas sendo debatidas. As principais empresas de engenharia estão aqui apresentando projetos que foram testados, comprovados e que podem servir de exemplo. Nosso principal objetivo é levar ao Brasil o que está funcionando bem pelo mundo”, ressaltou Marchese.
Barcelona, reconhecida como um dos principais polos de inovação tecnológica na Europa, foi uma das primeiras cidades a implementar tecnologias avançadas em transporte, infraestrutura, energia e iluminação, consolidando-se como um hub internacional de gestão urbana inteligente. Há mais de uma década, a cidade é sede do Smart City Expo World Congress, o maior evento global sobre cidades inteligentes, que reúne líderes empresariais, especialistas da indústria, autoridades governamentais e acadêmicos para debater soluções urbanas inovadoras.
Essa trajetória de pioneirismo urbano é reforçada pela visitação técnica à prefeitura de Barcelona, que, segundo Lucía Bellocchio, fundadora da Trend Smart Cities, proporciona uma compreensão aprofundada da estratégia de planejamento urbano da cidade. “Barcelona se destaca por projetos de regeneração urbana e adaptação às mudanças climáticas, com foco em tornar os espaços públicos mais acessíveis e agradáveis para as pessoas”, afirmou Bellocchio. Para ela, entre as iniciativas emblemáticas estão as “supermanzanas” (superquadras), que priorizam os pedestres, além da transformação digital da cidade e a ampliação do transporte público integrado, consolidando o compromisso de Barcelona em evoluir como uma cidade centrada nas pessoas.
O tema “cidades inteligentes” esteve em destaque na 79ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea) e tem pautado diversas iniciativas do Sistema Confea/Crea, sendo fundamental para a engenharia. A construção civil, em especial, contribui significativamente ao aplicar avanços tecnológicos no desenvolvimento e manutenção das cidades. As profissões abrangidas pelo Sistema têm uma forte conexão com o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e inteligente, promovendo a transformação urbana por meio da inovação.
Saiba mais:
Cidades Inteligentes: a visão de Lucía Bellocchio sobre inovação
Cidades Inteligentes: o futuro do desenvolvimento urbano sustentável
Engenharia do futuro: especialistas debatem IA e cidades inteligentes
O que podemos aprender com Medelim?
Confea e Universidade de Medelim vão oferecer cursos para profissionais
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea com informações da Prefeitura de Curitiba