Presidente Eng. Amb. Nanci Walter representa o Confea no 22° Prêmio Troféu Seriema
Presidente Eng. Amb. Nanci Wlater representou o Confea na premiação . Créditos: Arquivo CREA-GO
A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, participou da solenidade de entrega do do Troféu Seriema realizada nesta quinta-feira (07), em Goiânia, junto com o presidente do regional goiano, Lamartine Moreira. Junto à presidente do Crea-DF, Adriana Resende, realizou a entrega do troféu aos vencedores da categoria Biodiversidade. A presidente fez parte da Comissão Julgadora do 22° Prêmio Crea-GO - o Oscar da sustentabilidade - que premia há 22 anos projetos que contribuem com a sustentabilidade e o meio-ambiente de todo o país.
Além disso, representou o presidente do Confea, Eng. Telecom. Vinicius Marchese, na celebração. Em sua manifestação a Eng. Nanci enalteceu a premiação, lembrando da sua participação em edições anteriores. Emocionada, falou sobre a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul nos meses de maio e abril. “As cheias atingiram 497 municípios, afetando milhares de famílias. O que aconteceu lá reflete o tempo que deixamos de olhar para o nosso estado e para aquilo que estava à nossa volta. Nós tivemos um intervalo entre uma cheia e outra de 83 anos e não demos atenção aos sinais do meio ambiente. O que aprendemos é que precisamos agir, como profissionais, como engenheiros, temos compromisso com a sustentabilidade e a conservação do nosso planeta. O agir para as questões climáticas é urgente, é agora. Não temos mais tempo. ”, refletiu.
A premiação reuniu autoridades, profissionais do Sistema Confea/Crea, convidados e os vencedores do concurso. Segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), engenheiro Lamartine Moreira, a Autarquia investiu e não mediu esforços para realizar mais uma edição do evento.
“É uma alegria enorme celebrar cada um dos projetos de responsabilidade ambiental selecionados no Troféu Seriema. O número recorde de inscrições deste ano reforça que estamos nos trilhos do desenvolvimento sustentável. Que sejamos todos agentes transformadores, mantendo o compromisso com o futuro, com a sociedade e com a natureza”, afirmou o presidente.
Com o tema “Mudanças Climáticas: a Hora de Agir é Agora", o Prêmio Crea de Meio Ambiente – Troféu Seriema 22ª Edição recebeu número recorde de inscrições. Ao todo, foram 213 projetos inscritos nas categorias de Elementos Naturais, Biodiversidade, Sociedade Sustentável, Inovação, Imprensa, Produção Acadêmica e Gestão Empresarial para os ODS.
“A vigésima segunda edição do Troféu Seriema - Prêmio Crea de Meio Ambiente representa a dedicação, a luta incessante por um mundo mais sustentável e a esperança de um futuro melhor para as próximas gerações”, afirmou Antônio Carlos Nonato, coordenador da Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Crea-GO (Codesu).
Em seu discurso, Nonato falou de esperança e do compromisso desta geração com a preservação do meio ambiente. “Este prêmio não é apenas um reconhecimento do que já foi feito, é um lembrete do que ainda precisamos alcançar. Ele simboliza a resiliência de comunidades que lutam bravamente para restaurar o que foi perdido e proteger o que ainda temos. É um tributo a todos os profissionais, cientistas e cidadãos comuns que se levantam todos os dias com um propósito claro: cuidar do nosso planeta”, destacou.
Troféu Seriema é um dos maiores prêmios de meio ambiente do país. Por isso, a premiação nacional tem o intuito de reconhecer trabalhos da sociedade que, por meio de ações, impactam na sustentabilidade do planeta e promovem a conscientização ambiental.
A ave Seriema é o símbolo da premiação desde sua primeira edição, em 2001. Encontrada principalmente na Região Central do Brasil, se destaca pela capacidade de adaptação e sobrevivência. O conceito foi traduzido artisticamente e deu forma de traços lisos e harmoniosos à estatueta, que se tornou a identidade do prêmio, considerado o Oscar da sustentabilidade, uma vez que já reconheceu centenas de projetos.
Lista dos vencedores por categoria
• Elementos Naturais - Projeto Águas de Bonito. Instituição: IASB. Autores: Liliane Lacerda; Marcelo Brasil de Brasil; Alexandre Estuqui Júnior.
• Biodiversidade - Conservação, Melhoramento e Cultivo do Pequizeiro. Instituições: EMATER Goiás e EMBRAPA Cerrados. Autores: Elainy Botelho Carvalho Pereira; Ailton Vitor Pereira; Sidney Cunha Andere; Helenice Moura Gonçalves; Rafael Gouveia; Sebastião Pedro da Silva Neto.
• Sociedade Sustentável - Programa Lixo Zero em Hospital Filantrópico Conveniado com o SUS. Instituição: AARH-Hospital São Julião. Autores: Bruno Maddalena; Carlos Augusto Melke.
• Inovação - ALIMPAR: Sistema de Tratamento da Água de Cisterna por Radiação Ultravioleta usando Energia Fotovoltaica. Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Autores: Felipe Carvalho Silva; Fernando Nunes de Vasconcelos.
• Imprensa - Como Goiás está Extinguindo seus Peixes. Instituição: O Popular. Autores: Elder Dias; Diomício Gomes; Eric Damasceno.
• Produção Acadêmica - Utilização do Resíduo de Tratamento de Água como Camada de Cobertura em Aterro Sanitário. Instituição: Saneamento de Goiás S.A. Autores: Débora Raíssa Marçal; Beatriz Soares de Freitas Rodrigues; Brenda Vitória de Sousa Fonseca; Helen Carla Miranda de Resende; Theyssa Fernanda Barbosa Borges.
• Gestão Empresarial para os ODS - Programa Sustentar Caramuru Alimentos. Instituição: Caramuru Alimentos S.A. Autores: André Luiz Silva Soares; Célio Garcia de Oliveira; Thais Ribeiro Samuelsson.