Operação Verão começa com fiscalizações em parques de Canela e Gramado
Créditos: Arquivo CREA-RS
Fiscalizar balneários, clubes sociais, parques aquáticos, parques de aventura e eventos efêmeros é o objetivo da Operação Verão 2025 do CREA-RS, que ocorrerá em todo o Estado entre 04 de novembro deste ano e 20 março do próximo ano, com a meta de fiscalizar 190 empreendimentos.
Com objetivo de promover a segurança e o bem-estar dos frequentadores e trabalhadores destes locais, são fiscalizadas as responsabilidades técnicas pela instalação e manutenção de equipamentos e estruturas físicas dos locais.
Dando largada no projeto, uma equipe de fiscais esteve esta semana, entre os dias 04 e 08, nas cidades serranas de Gramado e Canela verificando os parques aquáticos, de diversão e aventura da região, que têm apostado nesses empreendimentos devido ao grande potencial turístico.
Na terça-feira (05), foram visitados o Snowland, o Acquamotion e o Parque Bondinhos Canela, onde os agentes fiscais Homero Lopes, João Henrique Fetter e Albino Herter Neto junto a supervisora Raquel Fortes e a chefe de Núcleo de Fiscalizaçãol, Alessandra Maria Borges.
Snowland
Completando 11 anos de atividades, o parque temático de neve, localizado no município de Gramado, possui 16 mil metros quadrados, sendo 8,1 mil m² dedicados à experiência com a neve.
Pode receber até duas mil pessoas diariamente e, ao ano, soma cerca de um milhão de visitantes por ano. Entre as atrações estão a montanha de neve, onde é possível fazer esqui e snowboard, e o vilarejo alpino, com minicentro comercial e atrações como patinação e simulador de aventuras.
No local, a equipe foi recebida pelo gerente de operações, Charles Camilo Lemos, que destacou a importância da fiscalização do CREA-RS para garantir a segurança, visto ser um local de intensa visitação incluindo muitas crianças. “Importantíssimo termos essa fiscalização hoje, toda a verificação de segurança para nós é de extrema importância, principalmente pela quantidade de visitantes que recebemos diariamente”, destacou Lemos.
Acquamotion
Único parque acquático, coberto e termal do Brasil, o Acquamotion possui sete piscinas com águas termais, dois toboáguas, tudo em ambiente indoor com climatização. Além das estruturas de entretenimento, foi fiscalizado todo sistema de refrigeração de ar, assim como de caldeiras e trocadores de calor das piscinas.
Também conheceram a bomba de água termal que traz a água de uma profundidade de 850 metros na temperatura de 35 graus. “Esta é uma bomba de tecnologia alemã, que foi implantada de forma inédita no Brasil, atendendo todas as normativas de água termal, com as certificações anuais de outorga do poço”, explicou o Engenheiro Mecânico Bruno Gonçalves de Almeida, supervisor de Manutenção da Gramado Parks, empresa responsável pelo empreendimento.
Parque Bondinhos Canela
Já no Parque Bondinhos de Canela, além das verificações das documentações das estruturas do parque e da manutenção dos bondinhos e da tirolesa, a equipe fiscalização a obra de ampliação do local, que incluem a reformulação do Mirante da Cascata do Caracol e do Deck do Moinho, e a implantação de uma nova atração, a montanha-russa Wie-Flyer, da fabricante alemã Wiegand, que conta o modelo de carrinhos suspensos.
Conforme a gerente administrativa Janice Iparraguirre, as intervenções devem ser concluídas até o final do ano e a expectativa é de um aumento de até 30% no fluxo dos visitantes. “A obra irá ampliar todo a área do centro de visitantes, além do novo equipamento, uma atração com aventura em contato com a natureza, um equipamento com capacidade de atender até 500 pessoas por hora, então muito importante recebermos essa fiscalização do CREA-RS no dia de hoje.”