Exposição do Geoparque inaugura 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília
Créditos: Arquivo CREA-RS
Entre as ações para fomentar a valorização desses espaços está o patrocínio do Confea a publicações importantes, como o livro "Geoparque de Chapada dos Guimarães", realizado em parceria com a Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), a Associação de Geólogos de Cuiabá (GeoClube) e a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo). A obra sistematiza o conhecimento técnico sobre processos geológicos, tornando-o acessível para profissionais do turismo, comunidades locais e estudantes, incentivando o geoturismo e o desenvolvimento sustentável. Confira aqui o livro.
Outro exemplo de apoio patrocinado pelo Confea é o livro "Geoparque Seridó: geodiversidade e patrimônio geológico no interior potiguar, que retrata o território de municípios como Cerro Corá, Currais Novos e Acari, apresentando 21 locais de interesse geológico". A obra expõe a importância ambiental, econômica e cultural desses geossítios, incentivando o turismo sustentável e reforçando o valor do patrimônio geológico do interior potiguar.
O apoio do Confea a publicações sobre geoparques demonstra o compromisso com a difusão do conhecimento técnico-científico e com a valorização da geodiversidade nacional. A participação de geoparques na SNCT contribui para tornar o conhecimento geológico mais acessível e interessante ao público, fortalecendo a educação científica e o reconhecimento do valor do patrimônio natural do Brasil.
Para saber mais sobre a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) clique aqui.
Fernanda Pimentel com informações do MCTI
Equipe de Comunicação do Confea
Foto: MCTI