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Com muita Engenharia, Aeroporto Salgado Filho retoma voos a partir de segunda (21)


Serão retomadas as operações de pousos e decolagens no aeroporto, de forma parcial, a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro. Créditos: Arquivo CREA-RS

Com uma cerimônia emocionante, representantes do governo federal, estadual, municipal e deputados estaduais e federais sentiam o orgulho de ter o Aeroporto Salgado Filho de volta.

Menos de cinco meses após o término da enchente que assolou o estado do Rio Grande do Sul, em maio de 2024, a Fraport Brasil concluiu a fase 2 das obras de reabilitação do aeroporto de Porto Alegre. Cerca de 75% da pista ficou submersa, além de a água ter tomado o terminal, causando prejuízos e inviabilizando qualquer operação. Com o término da etapa, serão retomadas as operações de pousos e decolagens no aeroporto, de forma parcial, a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro.

Muitas autoridades presentes

A Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, também sentia o orgulho de representar a engenharia, que levou o conhecimento técnico para a resolução dos problemas o mais rápido possível.

E foram os funcionários, muitos engenheiros, que estiveram à frente desde o primeiro dia. Andrea Pal, Ceo da Fraport, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, pediu para que todos os profissionais pudessem se levantar, mostrando o protagonismo da engenharia.

Foram mais de 1.200 pessoas atuando 24 horas por dia para a recuperação do aeródromo, atendendo a todas as normas de segurança da aviação dentro do cronograma apresentado e acordado com o Governo Federal.

“Os últimos meses foram desafiadores, mas a dedicação da nossa equipe e a parceria de fornecedores de confiança fizeram com que pudéssemos reabilitar nossa infraestrutura dentro do prazo estimado. É com muita alegria que no próximo dia 21/10 retomaremos a operação de pousos e decolagens de voos domésticos em nosso aeroporto. Uma conquista para todos os gaúchos, para o turismo e para a economia", destacou em sua fala Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, agradecendo a todos os funcionários, que ficaram de pé e foram bastante aplaudidos.

A Engenharia representada

"Antes do Natal, vamos estar com o aeroporto funcionando 100%", afirmou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, em sua fala na cerimônia. "O governo federal disponibilizou R$ 426 milhões para que fosse encontrado um equilíbrio contratual para que a empresa fizesse os investimentos necessários no tempo exigido", apontou.

O aeroporto é uma ferramenta estratégica em um estado e marcará uma série de reencontro e desenvolvimento para o estado.

Estão previstos 71 voos para o primeiro dia. O número deve subir para 122 em novembro. Empresas aéreas já estão com vendas de passagens abertas.

De acordo com a Fraport, o terminal vai ter capacidade para realizar 128 voos diários de rotas nacionais, entre 8h e 22h, devem ser 12 por hora.

A retomada dos voos é parcial, pois a operação será com uma pista reduzida, que tem 1.730 metros. A previsão é de que a operação seja retomada 100% em 16 de dezembro, inclusive com voos internacionais. Antes da enchente, eram 1,3 mil voos semanais.

ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta

A segunda etapa de obras e intervenções para reabilitação do aeroporto incluíram a limpeza e inspeção das placas de concreto, base da pista, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1.400m da PPD (pista de pouso e decolagem), taxiways D, M4, F e TL. Além disso, foram recuperados o sistema BHS (Baggage Handling System) da área internacional, a área de restituição de bagagem doméstica, escadas rolantes, elevadores, equipamentos de raio-X e toda a área pública do piso 1. Foram refeitas a sinalização horizontal, as luzes de balizamento e a recuperação parcial de várias subestações de energia.
 
Entre os dias 7 e 11 de outubro, a aeronave GEIV, da FAB (Força Aérea Brasileira), realizou voos para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem. Esta atividade fez parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista.

Histórico
Fechado no dia 3 de maio, o Aeroporto Salgado Filho permaneceu por semanas com cerca de 75% da pista de pousos e decolagens submersa. Governo Federal e a Fraport montaram um plano de recuperação da infraestrutura. No dia 15 de julho, o aeroporto reabriu parcialmente os serviços de embarque e desembarque de passageiros para os voos realizados na Base Aérea de Canoas, que fica a cerca de 10 quilômetros do Salgado Filho.

Operação a partir de 21/10
A operação em pista reduzida (1.730m) será gradual, com uma capacidade total de receber até 128 frequências domésticas diariamente, aproximadamente 12 operações por hora, entre 8h e 22h. Serão seis posições de estacionamento conectadas às pontes de embarque e uma posição remota. Em 21/10, estão confirmados 71 movimentos entre pousos e decolagens, passando para 122 em 1º de novembro. Neste período, as empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos e estão com as vendas de bilhetes abertas.
 
Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. Para novembro, é aguardada a retomada de voos para Curitiba/PR, Pelotas/RS, Santa Maria/RS, Santo Ângelo/RS e Uruguaiana/RS. A pista em sua extensão completa deve ficar pronta até 16/12, quando está prevista também a retomada de voos internacionais. A rota para a Cidade do Panamá (Copa Airlines) retornará em dez/2024 e Buenos Aires (Aerolineas Argentinas), Lima (Latam) e Santiago (Latam) em janeiro de 2025. Para estes destinos, as passagens já estão sendo comercializadas pelas companhias aéreas.
 
O check-in e o despacho de bagagem continuará sendo realizado no check-in internacional, no piso 2. O acesso mais próximo será pela porta 5. Recomenda-se que os passageiros sigam as orientações das companhias aéreas a respeito de horário para apresentação no check-in e embarque. Recomenda-se que os passageiros cheguem com uma antecedência de 2h antes do voo. O embarque volta a ser realizado pelo embarque doméstico, no piso 3.
 
Nesta retomada serão utilizados os portões 113 ao 124. O desembarque será feito pela área doméstica. Ao descer pelas escadas ou elevador, o passageiro deverá retirar a sua bagagem e seguir para a saída. As três portas do piso 1 estarão em funcionamento. Para pegar um táxi, deve ser utilizada a porta 3. Para carros de aplicativo e vans de locadoras, a saída mais próxima é pela porta 2.
 
Os quatro estacionamentos de veículos estarão em funcionamento, bem como os serviços de locadoras de veículos e receptivos de turismo. Mais de 70% das operações comerciais do aeroporto estarão abertas a partir do dia 21/10. Novos cessionários estarão de portas abertas a partir do dia da retomada. Na sala de embarque haverá um quiosque da Fini e a sala VIP da W/Premium. A Cameron, que antes possuía uma operação na área pública do piso 1, agora se encontra no piso 3, próxima da Praça de Alimentação. A vinícola Jolimont inicia uma operação em frente ao desembarque doméstico. Nas semanas seguintes, novas operações comerciais serão abertas ampliando o leque de opções em gastronomia e compras aos passageiros.

“Os últimos meses foram desafiadores, mas a dedicação da nossa equipe e a parceria de fornecedores de confiança fizeram com que pudéssemos reabilitar nossa infraestrutura dentro do prazo estimado.  É com muita alegria que no próximo dia 21/10 retomaremos a operação de pousos e decolagens de voos domésticos em nosso aeroporto. Uma conquista para todos os gaúchos, para o turismo e para a economia", coloca Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.

Ações de retomada
A Fraport Brasil está preparando o Terminal para recepcionar os passageiros nessa retomada. Além de uma sinalização focada em orientá-los na jornada, haverá um espaço instagramável na sala de embarque. Os passageiros dos primeiros voos de chegada e partida receberão um brinde especial da administradora. As companhias aéreas e a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul também preparam surpresas aos passageiros.

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