Confea e Anest discutem inclusão do Pmoc no Programa de Gerenciamento de Risco (PGR)
Comissão Temática da Qualidade do Ar Interior reunida. Créditos: Arquivo Confea
A quarta reunião da Comissão Temática da Qualidade do Ar Interior (CTQAI), organizada pelo Confea, reuniu profissionais e especialistas do setor de engenharia para discutir o fortalecimento das práticas de controle e manutenção dos sistemas de climatização em estabelecimentos. Um dos principais pontos de debate foi a proposta de incluir o Plano de Manutenção, Operação e Controle (Pmoc) no Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), uma medida vista como essencial para melhorar a qualidade do ar e promover a segurança no ambiente de trabalho.
Para o especilalista e integrante da comissão, eng. mec. Osny do Amaral Filho, a proposta é muito importante: “Nosso intuito é garantir que o Pmoc seja integrado ao PGR, orientando todos os engenheiros de segurança do trabalho no Brasil quanto à cobrança da existência do Plano nos estabelecimentos”. Segundo ele, a inclusão no PGR fortalece o compromisso com a manutenção adequada dos sistemas de climatização, o que contribui diretamente para a saúde dos trabalhadores e a prevenção de riscos ocupacionais.
O presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Milton Alves Ribeiro, também compartilhou a visão da entidade sobre a criação de uma normativa para orientar a categoria. “O nosso objetivo aqui é trabalhar em uma nota técnica para a orientação dos engenheiros de segurança do trabalho quanto à aplicação das normativas. A cartilha de qualidade do ar, que está sendo trabalhada aqui na comissão do Confea, contará com um dos nossos profissionais experientes na área. Ele vai tratar e elaborar essa normativa, para que possamos fazer uma divulgação nacional com todos os nossos engenheiros de segurança do trabalho”, afirmou.
A reunião reforçou a necessidade de alinhamento técnico e normativo entre as diferentes entidades envolvidas, a fim de garantir a implementação eficaz das normas de qualidade do ar interior nos locais de trabalho. Durante a reunião, Anest se comprometeu a colaborar com o desenvolvimento de uma nota técnica, a ser amplamente divulgada, para capacitar os profissionais da área sobre as melhores práticas na manutenção e controle da qualidade do ar.
A CTQAI é coordenada pelo eng. mec. Aysson Rosas Filho e pelo conselheiro eng. mec. Francisco Lucas Carneiro de Oliveira, como coordenador adjunto, e composta pelos especialistas e engenheiros mecânicos Alexandre Kontoyanis, Osny do Amaral Filho e Wesley Assis. Nos dias 30 e31 de outubro, a comissão se reúne novamente.
Gabriela Arruda
Equipe de Comunicação do Confea