Obras de recuperação da orla de Ipanema são fiscalizadas pelo CREA-RS

Obras tiveram ordem de início na última quinta-feira (10). Créditos: Arquivo CREA-RS

A prefeitura - por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática deu início, às obras da Orla de Ipanema, na Zona Sul. A área foi afetada pela enchente de maio e passará por uma reforma completa do calçadão, reparos nos equipamentos, além de melhorias na acessibilidade e infraestrutura, tornando o espaço mais resistente aos impactos das cheias.

Buscando verificar as responsabilidades técnicas dos serviços em andamento, na manhã desta terça-feira (15), o supervisor Pedro Ost e o agente fiscal Gustavo Brasil estiveram no local. As obras preveem a substituição da estrutura do calçamento de pedra por concreto, além de um reforço na contenção também em concreto de 45 centímetros acima do calçadão e enrocamento de pedras para proteção.

O reforço na estrutura física ao longo dos dois quilômetros de orla irá servir como quebra ondas em momentos de cheia e também como banco para contemplação do espaço em dias de sol. O calçadão será alargado para oferecer maior acessibilidade e espaço para circulação de pessoas.

As intervenções têm orçamento de R$ 10 milhões, recursos oriundos do Termo de Conversão em Área Pública (TCAP), firmado com a empresa Multiplan pelo loteamento localizado na avenida Diário de Notícias. As obras serão fiscalizadas por técnicos da Smamus.

Com informações da Prefeitura de Porto Alegre