138 dias: uma ponte entre engenharia e a comunidade de Nova Roma do Sul
Créditos: ArtFoto Produtora/Confea
No último dia da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), quinta-feira (10), os profissionais conheceram um exemplo de como a engenharia se somou à comunidade de Nova Roma do Sul para se reconectar com a cidade de Farroupilha.
Com a moderação da eng. amb. Nanci Walter, presidente do Crea-RS, o engenheiro Jeferson Dal Bello, responsável técnico pela construção da nova ponte entre Farroupilha e Nova Roma do Sul, trouxe a sua experiência à frente deste projeto.
No dia 4 de setembro de 2023, uma ponte com mais de 93 anos caiu com a cheia do Rio das Antas, devido às chuvas ocorridas no início de setembro. Ela tinha 124 metros de comprimento e era composta por dois vãos de 62 metros cada e tinha sido levada em duas partes, uma às 17h e outra às 19h daquele dia.
Após a queda, três empresários buscaram a ajuda da engenharia para encontrar alternativa de recuperação e criou a Associação Amigos de Nova Roma do Sul.
Em 138 dias, os aproximadamente 3,5 mil moradores da cidade de Nova Roma do Sul já contavam com a nova ponte para acessar a cidade de Farroupilha, também na Serra. “Como é gratificante restabelecer a conexão da comunidade com novas tecnologias, integrando as diversas áreas da engenharia para que elas trabalhem simultaneamente para a obtenção de um projeto que fez a diferença em uma comunidade, com uma equipe técnica bem qualificada”, destacou Dal Bello.
O objetivo dele, agora, é destinar a sua experiência para a reconstrução do Rio Grande do Sul por meio do projeto Pontes do Sul, que traz um novo olhar sobre a construção de estruturas viárias.
Reportagem: Jô Santucci (Crea-RS)
Edição: Julianna Curado (Confea)
Equipe de Comunicação da 79ª Soea
Fotos: ArtFoto Produtora/Confea