CREA-RS presente na abertura da VII Semana Acadêmica de Agronomia da Uri Santo Ângelo
o inspetor-tesoureiro de Santo Ângelo, Eng. Civ. Cleberson Taborda, representou a presidente, Eng. Amb. Nanci Walter, no evento. Créditos: Arquivo URI Santo Ângelo
Representando a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, o inspetor-tesoureiro de Santo Ângelo, Eng. Civ. Cleberson Taborda, participou da abertura da VII Semana Acadêmica de Agronomia da URI, nesta segunda (23), realizada no auditório do TecnoURI, com destaque para os Desafios e as Soluções para a cultura da soja.
Na programação, palestras, cursos teóricos e práticos, englobando as áreas de Solos, Grandes Culturas, Fitopatologia, Fitotecnia, Sementes, Biotecnologia, Forragicultura.
O evento contou com a presença de diversas autoridades acadêmicas, incluindo o Diretor Acadêmico Carlos Lemos, a coordenadora do curso Giselda Ghisleni, o coordenador da Semana Acadêmica, professor João Zamberlan, além de outros professores e acadêmicos.
A solenidade de abertura foi seguida por uma palestra ministrada por Lucas Navarini, especialista em Fitopatologia e criador da plataforma N Agro, onde compartilha seus conhecimentos e pesquisas.
Navarini abordou o tema do controle de doenças na cultura da soja, com ênfase nos desafios enfrentados na safra passada, especialmente em relação à ferrugem asiática, uma preocupação significativa para os produtores.
Durante sua apresentação, Navarini destacou a importância de momentos estratégicos de aplicação de defensivos e os pontos críticos que os produtores devem observar para um manejo eficaz das doenças. Ele enfatizou que, embora os produtores frequentemente se concentrem nos produtos utilizados, o mais crucial é adotar uma abordagem preventiva, respeitar os intervalos de aplicação e cuidar das misturas utilizadas.
Além disso, Navarini discutiu a relevância das manchas do final do ciclo da soja e abordou a anomalia causada pelo fungo patogênico “Diaporthe”, que tem gerado preocupações para as futuras safras. Sua palestra ofereceu uma visão abrangente dos problemas fitopatológicos que podem impactar a produtividade da soja.
A primeira noite do evento também contou com uma palestra on-line sobre Entomologia, apresentada por Maurício Paulo Batistella Passini, que complementou as discussões sobre os desafios enfrentados na agricultura.
A programação da Semana Acadêmica de Agronomia continua na terça-feira, dia 24, com uma palestra às 19h30 sobre “Manejo de Altas Produtividades”, ministrada por Miguel Nedel. Em seguida, às 20h40, Gabriela Nichel abordará o tema “Sucessão Familiar”, proporcionando uma visão sobre a continuidade e gestão das propriedades rurais.
A VII Semana Acadêmica de Agronomia da URI Santo Ângelo promete ser um evento enriquecedor, proporcionando aos participantes conhecimentos atualizados e relevantes para o desenvolvimento da agricultura na região.
Com informações da URI Santo Ângelo