CREA JR-RS realiza visita técnica na Cotripal, em Panambi

A visita foi viabilizada pelo coordenador da Câmara de Agronomia do CREA-RS, o engenheiro agrônomo Alexandre Zilmer. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta segunda (16), o coordenador adjunto do CREA JR nacional, Matheus Bueno, junto com mais quatro colegas da Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas, participou de uma visita técnica à fábrica de rações da Cotripal, localizada em Panambi, no Rio Grande do Sul. A visita, organizada pelo CREA Júnior, foi viabilizada pelo coordenador da Câmara de Agronomia do CREA-RS, o engenheiro agrônomo Alexandre Zilmer.

De acordo com Matheus, a visita oportunizou conhecer todo o processo produtivo da fábrica de rações, desde a recepção de grãos até a distribuição do produto final para os produtores.

Muita engenharia envolvida

“Ficamos impressionados com o nível de engenharia envolvida, principalmente nos sistemas de automação, nos silos de armazenamento e nos misturadores. Pudemos observar de perto a execução de análises de amostras, o que nos permitiu ver na prática o que aprendemos na universidade”, destacou.

A equipe da Cotripal esclareceu cada etapa do processo, destacando a importância da nutrição animal e a eficiência na produção de rações. Além disso, conseguiram observar como a logística da Cotripal integra o recebimento de insumos com o processamento e a distribuição, permitindo uma cadeia produtiva eficiente e sustentável.

“Essa visita técnica nos trouxe uma visão ampla e detalhada da indústria de rações e da importância da engenharia agrícola em todo o processo, conectando teoria e prática de forma enriquecedora”, finalizou, Matheus.