CREA-RS presente em formatura da primeira turma do Projeto Regenera
O Centro de Capacitação do Projeto Regenera RS oferece oficinas e treinamentos gratuitos para homens e mulheres das comunidades afetadas pela tragédia. Créditos: Arquivo CREA-RS
A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, prestigiou, na última quinta (12), a formatura de mais de 300 mulheres capacitadas para serviços na área construção civil do Projeto Regenera RS, na Universidade La Salle, em Canoas. Muita emoção e um futuro pela frente. Acompanhou a presidente Nanci o coordenador de Gestão Estratégica do Crea JR-RS Giordarno Freitas.
As aulas ocorreram diariamente desde o fim de julho na Universidade La Salle, em Canoas, instituição parceira do Regenera RS, a qual cedeu o espaço físico para que o projeto pudesse ser desenvolvido.
A iniciativa surgiu depois da tragédia climática ocasionada pelas enchentes, em maio. Diante deste cenário devastador para o Rio Grande do Sul, o Instituto Mulher em Construção segue buscando ensinar, capacitar e formar, gratuitamente, não apenas mulheres, mas também homens, para que juntos possam seguir colocando a mão na massa na reforma de seus lares e da sua comunidade.
Em parceria com a Universidade Lasalle, localizada em Canoas (RS), foi montado o Primeiro Centro de Capacitação Emergencial do Instituto Mulher em Construção (IMEC). O Centro de Capacitação do Projeto Regenera RS oferece oficinas e treinamentos gratuitos para homens e mulheres das comunidades afetadas pela tragédia. O objetivo é oferecer um local onde os assistidos possam receber apoio emocional e social, além da profissionalização em algumas áreas da construção civil.
Até o dia 06 de setembro, cerca de 300 pessoas já foram capacitadas e 1.200 famílias auxiliadas.
No mês de agosto, as alunas do Projeto finalizaram a reforma na escola Vovó Doralice, uma das escolas laudadas pelos profissionais voluntários da ação do Reconstruir-RS, em Canoas.
OPORTUNIDADE
A instituição está com inscrições abertas para as oficinas qualificantes de reboco e impermeabilização e de pintura predial. A capacitação gratuita, direcionada às mulheres de Canoas, Esteio e Sapucaia, conta com ajuda de custo e alimentação no local.
O curso de reboco e impermeabilização acontece entre os dias 16 e 19 de setembro. Já o de pintura, de 23 a 27 deste mês.
Mais informações sobre inscrições e aulas estão disponíveis no Instagram (@mulheremconstrucao–oficial) e no site (mulheremconstrucao.org.br).
Instituto Mulher em Construção
O Instituto foi criado a partir de um projeto piloto implementado em 2006, no município de Canoas (RS). Bia Kern, fundadora do Instituto, é uma gaúcha que, adulta, chegou onde queria: mostrar à mulher desfavorecida economicamente que ela tem força e talento para vencer com seu próprio dom.
Bia, mesmo sem conhecimento na área, teve a iniciativa de firmar parceria entre professores voluntários e empresas ligadas à construção civil para ensinar às mulheres técnicas de pintura predial e texturas.