Engenheira gaúcha é indicada ao Prêmio de Mulheres na Engenharia 2024

Engenheira Eletricista Nilza Luiza Venturini Zampieri concorre ao prestigiado Prêmio FMOI GREE Mulheres na Engenharia 2024. Créditos: Arquivo CREA-RS

Indicada pela Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Engenheira Eletricista Nilza Luiza Venturini Zampieri concorre ao prestigiado Prêmio FMOI GREE Mulheres na Engenharia 2024.

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) confirmou, durante sua 7ª Reunião Ordinária, em agosto, realizada em Brasília, o nome da Engenheira Eletricista Nilza Zampieri.

A indicação é um reconhecimento da trajetória da Engenheira Nilza Zampieri, caracterizada por sua liderança e notável contribuição para a formação e o desenvolvimento das profissões tecnológicas.

Uma profissional importante na área de empreendedorismo da região central do Rio Grande do Sul, idealizadora do projeto da Centro Técnico UFSM (ITSM), primeira incubadora da região central e uma das primeiras do estado. Ela foi professora pela UFSM há mais de 40 anos, além de passar por diversos outros cargos administrativos na Universidade.

Dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua, a Eng. Nilza foi eleita conselheira federal representante da modalidade Engenharia Elétrica pelo Rio Grande do Sul, em 2011, sendo a primeira e única mulher até então.

Além de ter sido conselheira do CREA-RS por três períodos, foi coordenadora da Câmara   Especializada da Engenharia Elétrica, coordenadora nacional das Câmaras de Engenharia Elétrica do Confea e 2ª vice-presidente do CREA-RS. Profissional benemérita do Programa Mulher do CREA-RS, a Engenheira conseguiu com que o seu projeto Programa Mulheres e Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, dentro da Universidade Federal de Santa Maria, fosse contemplado com o financiamento do CNPQ.

Através do programa, ela coordena o desenvolvimento do projeto “Uniescola: Mulheres rumo a Engenharia Construindo o Futuro”. O seu olhar para os jovens incentivando a realizar seus sonhos marca a sua trajetória.

Além da Eng. Nilza Zampieri, outras cinco engenheiras foram indicadas para o prêmio: Silvia Santos, Maria da Glória Vieira Lorenzzetti, Daniele Coelho Marques, Marisa Inácio da Silva Moraes, Mariangela Hungria e Nilza Luiza Venturini Zampieri.

A escolha dessas profissionais foi feita pelo Comitê Gestor do Programa Mulher do Confea, que tem como objetivo promover a equidade de gênero e aumentar a participação das mulheres em cargos de liderança dentro do Sistema Confea/Crea.

O “Prêmio FMOI GREE Mulheres na Engenharia 2024” é uma premiação concedida anualmente pela Federação Mundial das Organizações de Engenharia (FMOI), também conhecida como World Federation of Engineering Organizations (WFEO). O prêmio tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade a mulheres engenheiras que se destacam em suas áreas de atuação. Ele é direcionado a profissionais que demonstram excelência técnica, liderança, impacto significativo em suas atividades profissionais, e que atuam como modelos e líderes em suas respectivas áreas.

A premiação busca promover a equidade de gênero na engenharia, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 da Agenda 2030 da ONU, que trata da igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas. O prêmio consiste em uma medalha, um certificado e uma quantia em dinheiro no valor de US$ 1.000.

A vencedora do prêmio será anunciada em setembro de 2024 e homenageada durante a Conferência Global de Engenharia (GECO), a ser realizada em Kigali, Ruanda, de 15 a 18 de outubro de 2024.

Confea e FMOI

A FMOI é uma organização não governamental internacional que representa a profissão da engenharia mundialmente, reunindo hoje en dades de engenharia de cerca de 100 países, representando aproximadamente 30 milhões de engenheiros de todo o mundo.

Tem como objetivo principal a cooperação com instituições profissionais nacionais e internacionais incentivando o fortalecimento da engenharia; com a missão de representar a profissão internacionalmente, disponibilizando as informações sobre engenharia entre seus membros, especialmente acerca das melhores prá cas aplicadas na área. O Confea se filiou à FMOI em 1999 e se tornou de fato Membro Nacional do Brasil na FMOI durante o Congresso Mundial de Engenheiros (WEC-2019), realizado no período de 18 a 24 de novembro de 2019, em Melbourne Austrália.