Cerca de 300 condomínios verticais são fiscalizados em Capão da Canoa
Um dos primeiros municípios a aprovar a Lei de Manutenção e Inspeção Predial, Capão da Canoa recebeu mais uma etapa de fiscalização do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS
Um dos primeiros municípios a aprovar a Lei de Manutenção e Inspeção Predial, Capão da Canoa recebeu mais uma etapa de fiscalização do CREA-RS em condomínios verticais. Reunindo cinco fiscais e um supervisor, a ação ocorreu de 27 a 30 de agosto, verificando mais de 200 empreendimentos, atendendo a Lei Municipal n. 2.678, de 24 de dezembro de 2009. Também acompanhou a ação o Eng. Civil Paulo Cesar Vitt de Oliveira, inspetor-chefe de Capão da Canoa.
De caráter educativo e preventivo, os agentes fiscais conversaram com síndicos e zeladores, detalhando todos os itens e as atividades de engenharia envolvidas no funcionamento e na manutenção das edificações, como manutenção de elevadores, de estabilidade estrutural de marquises, PPCI, geradores, poços artesianos, responsável pela operação da ETE, entre outros.
Para a execução dos serviços ou obras necessários em um condomínio, o síndico ou o proprietário devem contratar profissional habilitado, condição primeira para a obtenção de um resultado que atenda à necessidade e segurança de todos os que frequentam uma edificação.
Todos os municípios abrangidos pelas Inspetorias do CREA-RS vão receber esta ação, com a meta de fiscalizar 4 mil condomínios.