CCEGEM discute inovações na fiscalização e interface com o e-MEC
Encontro ocorreu em Brasília . Créditos: Arquivo Confea
De 21 a 23 de agosto, a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM) se reuniu em Brasília. O coordenador Eder Carlos Moreira destacou os diversos pontos debatidos com os coordenadores regionais ao longo dos três dias. Entre as propostas apresentadas, está a criação de uma interface direta entre o Sistema Confea/Crea e o e-MEC, a base de dados oficial dos cursos e Instituições de Educação Superior.
“Estamos sugerindo que o Sistema faça essa integração por meio de bancos de dados correlacionados, permitindo que essas informações sejam disponibilizadas para a população e trazendo também as habilitações que o profissional pode exercer,” explicou Moreira. Como o e-MEC é um sistema público, de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), essas informações podem ser utilizadas. Dessa forma, o coordenador acredita que mais um serviço será oferecido ao profissional, facilitando o acesso às suas habilitações e atribuições.
Outro ponto abordado na reunião foi a atualização do Manual de Fiscalização. Moreira apresentou novos dispositivos que serão incorporados ao documento, abrangendo atividades como a detonação e deflagração de explosivos em pedreiras, a fiscalização de poços tubulares profundos e de marmorarias. “Essas inovações na fiscalização já estão despertando a atenção de todos os Regionais,” afirmou o coordenador.Os conselheiros também discutiram a padronização das placas obrigatórias em obras e serviços relacionados à Geologia e Engenharia de Minas.
Além disso, a CCEGEM promoverá, nos dias 25 e 26 de novembro, um Workshop sobre Riscos Geológicos. Em seguida, de 27 a 29 de novembro, será realizada a última reunião ordinária do ano, também em João Pessoa (PB).
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea