Ação em conjunto CREA-RS e CAU-RS verifica mais de 200 empreendimentos na Expointer 2024
O objetivo é garantir o profissional habilitado à frente de atividades técnicas. Créditos: Arquivo CREA-RS
Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a 47ª ocorrerá de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), em Esteio.
Com o slogan “Superar é da nossa natureza”, a Expointer deste ano é o da reconstrução. E o CREA-RS mais do que nunca está lá com a Casa dos Profissionais, com muita inovação e tecnologia.
Mas também não podemos nos esquecer da segurança. Para a realização da feira, há necessidade de se projetar e executar toda a infraestrutura, como estruturas efêmeras, instalações elétricas, instalações sanitárias, palco para shows, parque de diversões, reformas, entre outros, o que demanda a necessidade de que essas atividades técnicas, devem ser realizados por empresas e profissionais legalmente habilitados.
Assim, o CREA-RS promoveu de 19 a 23 de agosto uma ação de fiscalização em conjunto com o CAU-RS, como é tradição.
Pelo CREA-RS, a supervisora Raquel Fortes e os agentes fiscais Rafael Berquó e Alexsandro Marques percorreram os estandes para verificar a responsabilidade técnica de todas as atividades técnicas constatadas na feira. Em conjunto com os três agentes fiscais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS) e a Gerente de Atendimento e Fiscalização do CAURS, Márcia Martins, ação verificou ainda as reformas de estandes fixos, PPCI, entre outros.
O agente fiscal Rafael Berquó ressalta a parceria dos dois Conselhos. "Estamos aqui mais uma vez, em parceria com o CAU, para a troca de informações e fiscalização do exercício profissional, garantindo que teremos empresas registradas e profissionais habilitados, tanto da área de engenharia quanto da arquitetura, na montagem do Parque”, afirmou.
Para a Gerente de Atendimento e Fiscalização do CAURS, Márcia Martins, destaca a importante da ação. "Viemos verificar a montagem das estruturas e dos estandes, sempre com o objetivo de garantir a segurança e responsabilidade técnica efetiva, com profissionais habilitados, para que a feira se torne um grande sucesso a partir do trabalho técnico e qualificado de nossos profissionais”, explica.
A fiscalização de eventos efêmeros visa garantir a presença de profissionais habilitados nas atividades que exigem a participação de profissionais legalmente habilitados e com registro no CREA-RS, inibindo o trabalho ilegal e garantindo a segurança do público que transitará pela feira.