Fiscalização verifica Responsabilidades Técnicas no Festival de Cinema de Gramado
Créditos: Arquivo CREA-RS
Tem início nesta sexta-feira (09), o 52º Festival de Cinema de Gramado, que recebe atores, diretores e equipes técnicas na maior premiação da sétima arte na América Latina. A cerimônia de abertura, marcada para as 16h na Sociedade Recreio Gramadense, será aberta ao público com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado.
A expectativa deste ano é de um público de 300 mil visitantes sendo recebidos na cidade até 17 de agosto, último dia do evento, fazendo com que o CREA-RS intensifique a fiscalização, para garantir que todos serviços de instalação, montagem, manutenção das estruturas do evento, dos parques de diversões e dos condomínios residenciais e comerciais estejam cobertos pelas devidas ARTs.
Nesta quarta-feira (7), uma equipe do Conselho esteve no munícipio realizando a fiscalização in loco da montagem. A inspetora-secretária da Regional Canela/Gramado, Eng. Quím. Patriane Noschang Pletsch; a chefe do núcleo de Fiscalização, Alessandra Maria Borges; a supervisora Raquel Fortes e o agente fiscal Homero Lopes foram recebidos pelo responsável técnico da GramadoTur, Eng. Civ. Rafael Almeida.
Eng. Almeida destacou a importância da Fiscalização como um amparo à Prefeitura na realização do Festival. “Ficamos com mais este aval para cobrar as empresas para que elas entendam que é uma obrigação ter profissional com responsabilidade técnica e registro da ART, que existem leis e regramentos que prezam pela segurança. Então, manter esse padrão técnico é o melhor caminho para prevenir os riscos”, afirmou, destacando ser um evento que mobiliza, para além dos participantes, toda a população gramadense pela sua grandiosidade.
Fiscal da Inspetoria de Taquara, aporte em Canela e Gramado, Homero Lopes lembra que as cidades mais famosas da serra gaúcha mantem um calendário anual de evento que já são tradicionais no estado, entre eles o Festival de Cinema. E aqui temos um trabalho bem amplo, com análise dos registros e Anotações de Responsabilidade Técnica de todos os profissionais e empresas envolvidas nesta grande montagem”, relatou. Destacou, ainda, a boa relação com a Gramadotur. “Temos uma parceria muito boa, com constante contato e troca de informações que nos auxiliam em muito.”
O caráter orientativo da atuação do Conselho, foi frisada pela Eng. Quim. Patriane. “Como este é um evento anual, já temos esse calendário de fiscalização presencial alguns dias antes do início do evento, e temos uma via de os profissionais também nos procurarem para entrega da documentação exigida sempre para que o evento ocorra da melhor maneira possível e com garantia de segurança para todos.”
O evento é aberto ao público e os ingressos para ter acesso às atividades podem ser adquiridos no site do Festival, sendo o valor da inteira R$ 120, por dia — a meia, custando R$ 60, é destinada a idosos, portadores de necessidades especiais, jovens de até 15 anos, jovens entre 16 e 29 anos, estudantes e doadores de sangue.