CREA-RS acompanha Tratoraço na defesa do agro e dos profissionais gaúchos
Centenas de agricultores e produtores rurais se reuniram na Casa do Gaúcho. Créditos: Arquivo CREA-RS
Representando a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, o assessor parlamentar Emerson Corrêa e a assistente da Câmara Especializada de Agronomia Cristiane Castro de Oliveira acompanharam a mobilização do Movimento SOS Agro RS, que reuniu agricultores e produtores rurais no Parque Harmonia, nesta quinta-feira (8), em Porto Alegre.
Um dos principais propulsores da economia gaúcha, a agricultura foi duramente impactada pelas enchentes e cheias de abril e maio, afetando diretamente os profissionais do Sistema Confea/Crea que atuam na cadeia do agronegócio. O evento, que contou com um “tratoraço”, marca a manifestação do setor por melhores condições de negociação de seus financiamentos agrícolas e maior apoio na retomada das atividades agropecuárias no RS.
Dezenas de autoridades também estiveram presentes, como o deputado federal Eng. Agr. Afonso Hamm, que lembrou os efeitos devastadores das cheias em todos os setores sociais e econômicos no Estado, mas destacou em especial a área agronômica. “Hoje o Agro pede socorro, pois foi um setor que teve uma perda total em todas as regiões do Estado e precisamos do Governo Federal, que encaminhou uma Medida Provisória (1.247/24), mas ela é incompleta. Um dos pontos que fiz uma emenda é colocando que os laudos sejam realizados por responsáveis técnicos, Engenheiros Agrônomos ou Agrícolas, e que não precisem passar pelo Conselho de Desenvolvimento. É muita burocracia.”
Essa foi a terceira manifestação realizada pelos produtores rurais gaúchos, após atos semelhantes em Cachoeira do Sul e Rio Pardo. Em carta aos produtores rurais, o movimento manifestou frustração com a Medida Provisória 1247, publicada na última semana, que trouxe medidas de apoio ao setor produtivo. Reconheceu, no entanto, “algumas vitórias importantes, como a alteração da data dos decretos de emergência e calamidade como pré-requisitos para acessar as linhas de renegociação”.
O CREA-RS está junto aos profissionais da Agronomia nestas importantes demandas.