CREA-RS integra o projeto Avança Mulher Empreendedora

Um Termo de Cooperação Técnica será assinado para que o Conselho entre as duas instituições. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta quinta (18), a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, recebeu o convite da presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS), Lauren de Vargas Momback, para integrar o projeto Avança Mulher Empreendedora. Neste momento, o programa visa capacitar empreendedoras em situação de vulnerabilidade social da Vila Farrapos e do Humaitá diante do cenário de calamidade no estado.

O convite foi aceito e a presidente Nanci ainda informou que o Programa Mulher do CREA-RS vai estar inserido neste projeto apoiando o Fórum de Mulheres Empreendedoras que deve acontecer em novembro na Arena do Grêmio. “Orgulho de fazer parte desta rede, principalmente porque o que temos é o conhecimento técnico para somar e contribuir”.

Durante a reunião, Lauren apresentou a reformulação do programa Avança Mulher Empreendedora que prevê recursos financeiros e materiais para empreendedoras afetadas pela enchente que atingiu o estado gaúcho no mês de maio. A ideia é implementar o projeto nos Centros Humanitários de Acolhimento (CHAs), aplicando um novo formulário para identificar as necessidades das pessoas acolhidas nas cidades provisórias.

"Queremos auxiliar na retomada de renda das vítimas do maior desastre climático que afetou o estado do RS. A ideia é promover mutirões de pessoas físicas e jurídicas em parceria com entidades que integram o projeto nos meses de outubro e novembro de 2024", disse.

A reestruturação do programa Avança Mulher Empreendedora recebeu o nome de "Renascer". Inicialmente, atenderia somente mulheres que atuam em comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica, disponibilizando cursos de capacitação para administração de seus negócios. O foco é a Formalização, Capacitação e Gestão do Negócio, Linhas de Crédito, Networking e Empoderamento Feminino. Com a reestruturação, o Renascer passa a atender também as pessoas abrigadas nos CHA’s.

Também participaram o gestor institucional, Eng. Op. Mec. Fábio Chaves; o gestor operacional, Eng. Civil Donário Rodrigues Braga Neto; e a gerente de Convênios, Eng. Florestal Miriam Souza.