Aperfeiçoamento e celebração marcam evento comemorativo aos 50 anos da Engenharia Florestal no RS

Coordenadores da Câmara da Engenharia Florestal que completa 25 anos de fundação. Créditos: Diogo Botti/Matthi Comunicação

Foram momentos de aprendizado e muita nostalgia. Com a presença de um grande número de profissionais da Engenharia Florestal do Rio Grande do Sul, a Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais (Agef), em conjunto com a Sociedade Santamariense dos Engenheiros Florestais (Sosef), Sociedade dos Engenheiros Florestais Autônomos do Estado do Rio Grande do Sul (Sefargs), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizou no último sábado, 13/07, no Itaimbé Palace Hotel, em Santa Maria, o evento comemorativo aos 50 anos da Engenharia Florestal no Rio Grande do Sul.

Formados da primeira turma do curso da Engenharia Florestal da UFSM, no ano de 1974

O encontro contou com o patrocínio da Mútua e CMPC. O apoio é da RDK Logs, TANAC, Sindimadeira e Ageflor além da parceria do CREA/RS, Neutraliza Carbono Neutro, Revista Referência Florestal e Ervateira Rei Verde.

No início da tarde, na Sala “W Eventos” do hotel, o Ciclo de Palestras da Engenharia Florestal: cinco décadas de história no RS abriu a programação. Ao todo foram seis palestrantes que debateram três temas de assuntos sobre mercado, tecnologia e tendências sobre a Engenharia Florestal.

A Eng. florestal Miriam Souza representou a presidência do CREA-RS

Após o encerramento das palestras, o grupo se reuniu no Restaurante Les Quatre Saison, também no Itaimbé Palace Hotel. Muitos sorrisos e encontros cheios de saudades marcaram o “Resgate da história dos primeiros profissionais e a valorização da categoria em cinco décadas da Engenharia Florestal no RS”. Neste momento, as entidades que organizaram o evento prestaram uma série de homenagens para os convidados.

As honrarias iniciaram com os 13 formados da primeira turma do curso da Engenharia Florestal da UFSM, no ano de 1974. Na sequência foi a vez da SOSEF com entrega de placa de homenagem ao fundador e aos presidentes da entidade que completa 40 anos de fundação. Encerrando houve a entrega de placa comemorativa os coordenadores da Câmara da Engenharia Florestal que completa 25 anos de fundação com destaque para o Engenheiro Florestal Luiz Alberto Carvalho Junior (in memoriam).

Homenagem ao fundador e aos presidentes da Sosef que completa 40 anos de fundação

Para a presidente da Agef, Sabrina Wolf o evento atendeu a sua proposta de levar conhecimento e ao mesmo tempo trazer esse sentimento de saudosismo entre os participantes. “Conseguimos reunir várias gerações de engenheiros florestais para uma troca de experiência além de proporcionar esse momento de encontro entre antigos colegas de faculdade e que hoje trilham caminhos de sucesso no mercado da categoria”, afirmou.

Já para a coordenadora do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professora Josita Monteiro, poder comemorar os 50 anos de um curso tão importante para o mercado do Rio Grande do Sul só mostra a força da categoria.

A celebração serviu para reforçar ainda mais os laços profissionais e de amizade entre todos

“No dia 12 de julho celebramos o Dia do Engenheiro Florestal e no dia seguinte um evento ímpar, com a comemoração dessas cinco décadas de formatura dos primeiros profissionais aqui na UFSM. As palestras da tarde só evidenciaram a grandeza e a importância da nossa profissão, e durante o jantar, essa celebração serviu para reforçar ainda mais os laços profissionais e de amizade entre todos”, completou a doutora.

Fonte: Diogo Botti/Matthi Comunicação