Audiência Pública cobra agilidade para reconstrução de casas afetadas pelas enchentes

Presidente Eng. Amb. Nanci Walter destacou o apoio do CREA-RS às ações de reconstrução . Créditos: Arquivo CREA-RS

A agilidade nas soluções para a reconstrução das casas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul foi a pauta de Audiência Pública na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (09). Com proposição da Deputada Adriana Lara, a reunião contou com as presenças de representantes dos governos estadual e federal, entidades de classe, além de comunidade e entes públicos de cidades como Canoas, Arroio do Meio, Pelotas, Farroupilha, Roca Sales, entre outros dos atingidos pelas chuvas do mês de maio.

Participante da mesa, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, falou sobre o trabalho que a entidade tem feito desde o início da tragédia, com apoio nas ajudas emergências e humanitárias – momento em que a frota de fiscalização prestou auxilio à Defesa Civil no transporte de donativos – e, nesse segundo momento com a ação dos profissionais voluntários na Campanha Reconstruir-RS.

“Agora estamos trabalhando pensando na reconstrução, que é o escopo desta audiência. Semana passada tivemos um mutirão em Canoas em escolas e UBS. Fomos a campo, vistoriamos e pudemos entregar a peça mais importante para quem é do executivo: que é o laudo técnico dizendo a dimensão do dano e o caminho a ser seguido”, destacou.

Colocando o Conselho à disposição para atuar nos eixos principais para reerguer o RS citados pela deputada Lara - infraestrutura, retomada da economia e a reconstrução das casas – a presidente reafirmou do momento de juntar forças para o trabalho de retomada. “Temos que estar ao lado de quem formulas as leis, mas não podemos apenas delegar, por isto fico muito feliz em ver o Plenarinho lotado para podermos discutir e ver onde o CREA-RS pode ajudar mais ainda. O povo gaúcho é aguerrido e vamos voltar melhores, mais fortes e maduros, pensando melhor na ocupação do solo dos nossos municípios e da importância dos projetos técnicos no planejamento urbano.”

No encontro, o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Roger Vasconcellos, e o secretário-executivo da Secretaria Nacional da Reconstrução do RS, Maneco Hassen, fizeram um apanhado das ações, medidas e programas para resolver o problema habitacional que afetou 283 mil moradias em 262 municípios, segundo dados do governo gaúcho, apresentados pela proponente da reunião.

Além das casas, foi debatida a necessidade de os governos agilizarem a reconstrução da infraestrutura danificada pelas cheias, a retomada dos empregos e a manutenção das empresas em funcionamento com aportes federais, como aconteceu na pandemia.

Do debate que durou quase três horas, resultou o anúncio da criação de uma frente parlamentar para acompanhar as ações de reconstrução do estado, construção de moradias e, especialmente, os prazos de entrega das obras. A ideia foi defendida pela proponente do encontro e pelo presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado Joel Wilhelm (PP), que coordenou a audiência.

Após as autoridades se pronunciarem, vereadores e lideranças comunitárias de diversos municípios gaúchos se manifestaram, reivindicando agilidade do Poder Público não só na reconstrução de casas, mas na reabertura de escolas, reconstrução de pontes, reparos em rodovias e liberação de recursos.