Notícia

Escolas e UBS de Canoas são vistoriadas por profissionais voluntários do Reconstruir-RS


Créditos: Arquivo CREA-RS

“Nós não estamos olhando até onde a água chegou, estamos olhando além.”

A frase, dita pela nossa presidente, Eng. Amb. Nanci Walter, aos profissionais voluntários do Reconstruir-RS em Canoas, resume o sentimento da ação que mobilizou os três Creas da Região Sul em dois dias de vistorias na cidade: a vontade de auxiliar na retomada do município, um dos mais afetados pelas cheias e enchentes do mês de maio.

Divididos em 13 equipes multidisciplinares, mais de cem profissionais percorreram sete bairros, entre terça e quarta-feira, em vistorias para produção de laudos com foco nas áreas civil, elétrica e de engenharia química.

A prioridade foram as 40 escolas municipais atingidas pelas águas. Com a meta batida ainda no primeiro dia, 11 Unidades de Saúde Pública (UBS) também entraram no cronograma da ação dos profissionais voluntários.

UBS Rio Branco

Com mais de 60% do território atingido, o Conselho foi procurado pela prefeitura do município em busca de auxílio pela laudar equipamento públicos, visto que estas edificações não estão contempladas pelo Edital de Credenciamento do Governo do Estado.

40 escolas e 11 UBS vistoriadas

Escolas municipais aguardam laudos para iniciar os reparos que serão necessários

Para o secretário de educação, Aristeu Ismailow, o mutirão capitaneado pela presidente do CREA-RS é fundamental para um retorno às aulas com mais segurança para a comunidade escolar. “Sabedores que não teríamos recursos humanos para fazer todo esse trabalho que entramos em contato para fazer essa parceria, então – em nome da prefeitura e da cidade de Canoas – só tenho a agradecer aos Creas que de pronto se mobilizaram em atender o pedido da administração pública e, indo além das escolas, puderam atender a área da saúde”, destacou.

A Eng. Amb. Nanci, reforçou que o objetivo dos Recontruir-RS em colaborar com a retomada dos municípios gaúcho por meio trabalho técnico. "Este é o momento das Engenharia, não podemos deixar que outras profissões falem por nós, temos que fazer valer nossa opinião técnica na conversa com os gestores municipais", destacou.

Presidentes dos Creas RS, PR e SC

Falou, ainda, sobre a ação em Canoas, que foi programada após reunião com as secretarias de Habitação e de Educação. “Aqui em Canoas nosso objetivo é trazer a informação mais precisa possível do que foi o dano naquela escola para ser possível calcular me quanto tempo as crianças poderão voltar àquelas salas de aula. Estes laudos vão ser muito importantes para traçar as ações a serem tomadas daqui adiante."

Apoioador da ação em Canoas, o presidente do CREA-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, esteve na cidade na tarde desta quarta-feira (03), onde agradeceu a oportunidade em colaborar com a reconstrução do Rio Grande do Sul. “Desde do dia em que começaram as chuvas nos colocamos à disposição da presidente Nanci, mas o momento das engenharias é agora. O Sistema Confea/Crea, com seu papel de defesa da sociedade, é o momento de estarmos aqui e, também, de aprender, porque me nosso estado também temos cidades no Paraná vulneráveis para estes eventos.”   

Mais de cem voluntários participaram do mutirão

 

Presidente do CREA-SC, que também se juntou à mobilização trazendo profissionais ao estado, o Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, por ligação de vídeo falou à equipe elogiou o trabalho que está sendo realizado. “Tenho certeza da excelência da atuação de todos envolvidos neste projeto, até porque já tenho relatos muito positivos dos colegas que aí estão”, afirmou direto de Brasília, onde participa de reuniões no Confea.

Contaminação das superfícies foi verificada pelos Engenheiros Químicos

Na quinta e sexta-feira as equipes irão focar em produzir os laudos com base nas informações coletadas. O retorno dos profissionais do PR e SC aos seus estados está previsto para o sábado 6/7. Mais de cem profissionais participam da ação.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: