Lideranças da região da Campanha e do CREA-RS participam do seminário “A Campanha te Acolhe”

Deputado Afonso Hamm apoia a Campanha . Créditos: Arquivo CREA-RS

Com a presença de prefeitos de Bagé, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Lavras do Sul e Aceguá, além do deputado federal Afonso Hamm (PP) e da deputada estadual Adriana Lara (PL) e da representação do CREA-RS, gestor operacional Eng. Civ. Donário Rodrigues Braga Neto e do assessor parlamentar Emerson Correa, ocorreu nesta segunda (01), no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, o evento de apresentação da iniciativa “A Campanha te Acolhe”.

A ação busca a criação, a partir da união de representações municipais da região da Campanha, lideranças políticas e de segmentos empresariais, formalizar mecanismos para oportunizar, a pessoas e empresas que sofreram com a catástrofe climática das enchentes de maio, a retomada após a tragédia. Além da apresentação da iniciativa, também ocorreu o debate sobre propostas para viabilização dessas ações de acolhimento de empresas e pessoas à região e a definição das próxima etapas da campanha.

Segundo o inspetor-chefe da Inspetoria de Bagé do Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea), o Engenheiro Civil, Antônio Arla, o projeto surgiu para que, neste momento de reconstrução do Rio Grande do Sul, possa construir um cenário de acolhimento na região. “Precisamos estar preparados para receber pessoas e empresas que possam vir a recomeçar suas vidas e empreendimentos em nossa região e temos condições e potenciais para isso. Para a reconstrução do estado é fundamental que a região da Campanha esteja inserida nesse contexto, mas para isso precisamos que nossas propostas estejam gestionadas com o governo federal e estadual e os poderes legislativos, para que tenhamos flexibilização em impostos e incentivos nesse processo”, comentou Arla.

Eng. Donário (à esq.) representou Presidência do CREA-RS no lançamento da

O deputado federal Afonso Hamm reiterou a importância do movimento que surgiu a partir da união de forças da sociedade civil e demonstrou o apoio à causa debatida. “Nesse momento de reconstrução do Rio Grande do Sul, a região da Campanha, pela sua riqueza e potenciais, poderá ser um diferencial para superarmos esse momento de tragédia, por isso essa perspectiva que a campanha traz é fundamental”, salientou o parlamentar.

Já a deputada estadual Adriana Lara mencionou que as enchentes do Rio Grande do Sul foram a maior tragédia do país e que, nesse momento, a união de quatro prefeitos, e da sociedade civil, para essa iniciativa consolidam uma forma de mostrar o potencial que a região pode oferecer. “Temos a oportunidade de auxiliarmos nossos irmãos gaúchos e ressaltar esse momento de união, buscando propostas de força política para essa retomada, tendo a região como cenário estratégico”, ponderou.

Anfitrião do evento, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, parabenizou o Núcleo dos Engenheiros e Arquitetos de Bagé (Neab); a Associação Bageense de Engenheiros e Agrônomos (Abea), e demais entidades e lideranças locais e da região que se mobilizaram a pensar em estratégias para a reconstrução do estado, tendo a Campanha, como espaço estratégico para isso. “A Campanha te Acolhe é fruto da tragédia que assolou o Rio Grande do Sul, mas também é um movimento de reorganização e retomada do estado que não pode ter fim com os próximos prefeitos. Os novos gestores têm que abraçar esse projeto porque é necessário termos uma legislação padrão para toda a região, com medidas que sejam atrativas a essas pessoas e empreendimentos que aqui busquem se instalar e possam, dessa forma, retomar suas vidas e empresas”, enfatizou o chefe do executivo bageense.

A programação do seminário da Campanha te Acolhe também conta com discussão e apresentação de propostas que irão basear um documento que será a “Carta de Bagé” referente ao evento desta segunda-feira.