CREA-RS marca presença em posse do novo diretor-presidente do BRDE
O encontro dos esteienses. Créditos: Arquivo CREA-RS
Nesta segunda-feira (1), a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, prestigiou a posse do novo diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), também residente de Esteio, Ranolfo Vieira Júnior.
De Esteio também veio a boa notícia para os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. O município, um dos mais atingidos pelas enchentes, foi um dos primeiros a receber um financiamento do BRDE, resultado do Programa Sul Resiliente. O financiamento, exclusivo para projetos de contenção de cheias, é de R$ 30 milhões e inclui obras de macrodrenagem, bacias de amortecimento e ampliação de cotas de proteção em arroios e canais.
O programa Sul Resiliente é uma parceria com o Banco Mundial que disponibilizou, inicialmente, cerca de R$ 500 milhões exclusivamente para projetos que buscam prevenir e mitigar os efeitos de desastres ambientais.
Os investimentos visam ainda mapeamento de risco e planos de contingência, treinamento de servidores municipais ou aquisição de sistemas e equipamentos para monitoramento de risco.
Ao assumir o comando da principal instituição de fomento do Sul do país, o novo presidente reafirmou o compromisso do banco em apoiar o desenvolvimento econômico e social nos estados onde atua, em especial diante dos desafios da agenda climática. “É uma honra e desafio ainda maior, a partir de hoje, liderar este trabalho, representando o Rio Grande do Sul em um momento que temos de olhar ainda mais para a sustentabilidade. Não há caminho se não o da adaptação e o da mudança da realidade,” salientou Ranolfo.
Ranolfo salientou que a instituição é uma referência no fomento da cadeia do agronegócio sustentável, da inovação na indústria e da geração de energia renovável. “Hoje, são mais de 37 mil clientes ativos, além da presença em mais de 1.200 municípios. Conhecemos como ninguém este chão, as potencialidades e as forças de cada região do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná”, frisou ele.