CredCrea comemora 20 anos de contribuição no Cooperativismo de Crédito

Além do atendimento presencial, oferece um sistema de atendimento digital para todo o país. Créditos: Arquivo CREA-RS

Com mais de 32 mil cooperados em todo o Brasil, a cooperativa celebra bons resultados e impacto positivo no desenvolvimento econômico e profissional de seus cooperados.

Fundada em 2004, a cooperativa de crédito CredCrea foi idealizada por um grupo de engenheiros de Florianópolis (SC), visando atender de forma personalizada não apenas seus colegas de profissão, mas também arquitetos e profissionais de tecnologia.

Após duas décadas, o que começou como uma pequena organização cresceu, alcançando mais de 32 mil cooperados em todo o Brasil.

Atualmente, a CredCrea possui 23 postos de atendimento e relacionamento, distribuídos em 20 municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e tem previstas as inaugurações de mais 05 unidades até o final deste ano.

Além do atendimento presencial, oferece um sistema de atendimento digital para todo o país. O crescimento da CredCrea se justifica nos resultados apresentados. No último ano, a cooperativa superou os R$ 800 milhões em ativos totais, representando um aumento de 19% em relação ao ano anterior, com mais de R$ 14 milhões distribuídos entre os cooperados.

Os números não apenas refletem a eficiência financeira da instituição, mas os benefícios da economia do cooperativismo como um todo, que tem por princípio favorecer o crescimento econômico dos cooperados e das comunidades locais.

Em 2023, a rentabilidade média das aplicações financeiras em cooperativas de crédito foi de R$ 12,97% ao ano, superando a média do mercado de 10,32% em bancos tradicionais. Em operações de crédito, como o cheque especial e empréstimos, a economia gerada pelas cooperativas foi de 112,43% e em tarifas de serviços, em 2023 foi gerada uma economia de 244% aos cooperados.

Seguindo outro princípio cooperativista, de educação e promoção do desenvolvimento, a CredCrea promove a capacitação de empresários e gestores de Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) por meio do projeto COOPInova, realizado em parceria com o Sebrae. O projeto oferece uma consultoria empresarial individual, com temas identificados e priorizados de acordo com cada participante, podendo ser abordados conteúdos sobre Recursos Humanos, Marketing e Vendas, Inovação, Empreendedorismo, Planejamento Empresarial, Gestão da Produtividade e Qualidade, Legislação, Finanças, Contabilidade e Serviços Financeiros.

A cooperativa de crédito também promove iniciativas de responsabilidade social, como campanhas de arrecadação para ONGs, estímulo ao voluntariado dos colaboradores, peças de teatro e projetos que beneficiam crianças, adolescentes e idosos em comunidades catarinenses.