CREA-RS presente na solenidade em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

A data visa dar destaque às mulheres que abriram um caminho para as gerações futuras no campo da engenharia. Créditos: Arquivo Confea

Na terça (25), a coordenadora do Programa Mulher do CREA-RS, Eng. Civ. Eng. Civil Maria Eugênia Cardoso,  participou da solenidade em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, promovida pelo Confea, no Windsor Brasília Hotel, em Brasília.

O evento foi marcado pelo lançamento da cartilha da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) intitulada “Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres nas Organizações”.

A programação incluiu também a palestra com o tema “Programas, ações, projetos e atividades de valorização das mulheres”, além de uma apresentação da deputada Eng. Civil Leandre Dal Ponte, sobre “Como ser mulher na Engenharia: dos desafios enfrentados às conquistas”, com a presença do presidente do Confea, Eng. Vinícius Marchese.

Para a coordenadora do Programa do Rio Grande do Sul, a homenagem é um incentivo para a luta de todas nós mulheres profissionais que atuam em benefício da sociedade e das nossas profissões. "Essa representatividade está inspirando meninas a entrar nesse espaço que é tão desafiador", pontuou.

"Mesmo com o nosso CREA-RS na liderança da nossa presidente, Eng. Amb. Nanci Walter, estar atuando ativamente na vistoria e elaboração de laudos técnicos nas edificações atingidas na última enchente, estamos dando continuidade nos programas do nosso Conselho e a luta pela valorização das nossas profissionais e o apoio e ações contra a violência que as mulheres ainda sofrem é que move o nosso Programa Mulher. Tenho muito orgulho de fazer parte destas ações desta gestão", afirmou.

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

A data foi criada pela Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido, visando dar destaque às mulheres que abriram um caminho para as gerações futuras no campo da engenharia. O  número de engenheiras tem crescido e representam atualmente 25% dos profissionais registrados no Sistema.

O Confea conta com a importante atuação do Programa Mulher, instituído em setembro de 2019 e já está em pleno funcionamento nos 27 Conselhos Regionais. O objetivo é ampliar o protagonismo das mulheres no Sistema Confea/Crea, estimulando a presença feminina em cargos de liderança e alta gestão.

Veja como foi a solenidade do Dia Internacional da Mulher na Engenharia